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Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

Audiência Pública sobre VLT reúne cerca de 200 pessoas em Cuiabá

Cumprindo uma determinação legal e oportunizando a participação democrática da sociedade, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) reuniu cerca de 200 pessoas na audiência pública para debater o anteprojeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande. O evento ocorreu no auditório do Centro Cultural da UFMT, na capital, e, às 14h, será realizada uma nova audiência na Câmara Municipal de Várzea Grande.


“Para Mato Grosso é fundamental a realização da Copa e nós estamos seguindo todas as etapas necessárias, respeitando os aspectos legais”, disse o secretário da Casa Civil, José Lacerda, que representou o governador Silval Barbosa na abertura da audiência pública.

O secretário Eder Moraes presidiu o evento e ressaltou a importância dessa obra para Mato Grosso. “É uma das obras mais importantes da história do Estado e um grande desafio. Estamos aproveitando as oportunidades que surgiram com a Copa para melhorar a qualidade de vida da população, que não usufruiu até hoje de um transporte público de qualidade”, destacou.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, reconheceu os problemas no trânsito da cidade e ressaltou que há ainda muito trabalho pela frente, tarefa que exige um esforço conjunto entre o município e o Estado. “O VLT vai realizar o sonho dos mato-grossenses de ter um transporte público de qualidade, resolvendo grande parte dos problemas de trânsito”, avaliou.

O assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secopa, arquiteto Rafael Detoni, apresentou detalhes sobre o anteprojeto do metrô de superfície. Além das características do modal, ele mostrou as intervenções urbanas que serão necessárias ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrada aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores). A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.

Além de populares, representantes de empresas de engenharia também fizeram questionamentos técnicos sobre o modal. Detoni esclareceu que algumas especificações previstas no anteprojeto podem ser alteradas pela empresa que for escolhida para executar as obras, desde que o custo seja compatível com o orçamento aprovado e também sejam observadas questões de segurança e os padrões técnicos do VLT.

Participaram também da audiência os secretários de Estado Diógenes Curado (Segurança Pública), Teté Bezerra (Turismo), Ságuas Moraes (Educação), José Alves (Auditoria), Nico Baracat (Cidades), Edmilson dos Santos (Fazenda), Francisco Vuolo (Logística Intermodal de Transportes), representantes de outros órgãos estaduais, da Caixa Econômica Federal, da Câmara Municipal de Cuiabá e do Tribunal de Contas da União (TCU). Compareceram ainda os secretários adjuntos da Secopa: Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Jefferson de Castro (Projetos Especiais), Djalma Mendes Junior (Desapropriações) e Maurício Guimarães (Executivo).
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