Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Desabrigados são alojados até em estábulo no MA

As chuvas que atingem o Maranhão nas últimas semanas já fizeram 59 mil deixarem suas casas, provocaram nove mortes e atingiram de alguma maneira 182 mil pessoas em todo o Estado, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Com um universo tão grande de desabrigados (têm de ficar em abrigos públicos) ou desalojados (podem contar com abrigo em casas de conhecidos), agora faltam abrigos para muitas vítimas das chuvas. Em Bacabal, cidade com 6.690 desabrigados e 19.575 afetados, chegou-se a colocar temporariamente pessoas em um estábulo da Exposição Agropecuária de Bacabal (Expoaba).


O juiz da 1ª Vara de Bacabal, Osmar Gomes dos Santos, interditou o abrigo por falta de condições de higiene do local. As pessoas foram removidas para outro abrigo em Bacabal. Com a chegada do mês de maio, cresce a expectativa pelo término das chuvas em todo o Maranhão. Em Trizidela do Vale, cidade mais atingida pelas chuvas com 8.153 desalojados ou desabrigados e 14.997 afetados, os alagamentos também começam a tomar conta dos abrigos no município. Sem local para onde ir, cinco ou até seis famílias dividem galpões de 40 a 50 metros quadrados.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) admitiu o problema e solicitou ao governo federal pelo menos 500 unidades de barracas de lona para atender a essa demanda. E, em Trizidela do Vale, a tendência é que esse quadro piore ainda mais, porque o rio que corta a cidade, o Mearim, não para de subir. Ele já está 10,5 metros acima do nível normal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet