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Domingo, 21 de julho de 2024

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saindo do atoleiro

Comitê do PAC decide futuro da 158 e duplicação da BR 163

O futuro das obras da BR 158 e da duplicação do BR 163, entre Cuiabá e Posto Gil, vão ser decididos nesta sexta-feira (2/3) durante reunião do CGPAC (Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento), que reúne os ministros do Planejamento, Transportes e Cidades.


A informação foi passada pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), General Jorge Fraxe, em resposta à indagação do senador Jaime Campos (DEM/MT).

Fraxe e Campos participam nesta quinta-feira de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado para debater o escoamento da produção agrícola do centro-oeste e norte por meio da BR 364, cujas obras são de responsabilidade do Dnit.

De acordo com o diretor geral da autarquia, o Comitê Gestor do PAC vai decidir se as obras da rodovia BR 158 passarão por dentro da reserva indígena Maraiwatsede ou se contornarão o território nativo.

“A decisão sairá amanhã (sexta), se vamos fazer a rodovia atravessar a reserva ou se vamos fazer o contorno. Se passarmos por dentro, teremos uma dor de cabeça permanente. Se a decisão for passar por fora da reserva, haverá um pequeno aumento nos valores”, revelou ao garantir que a duplicação da BR 163 também será definida no encontro.

A BR-158 atravessa o Brasil de Norte a Sul. Ela começa em Altamira, no Pará, e termina em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai. Os seus 3.864 quilômetros de extensão também passam pelos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A implantação definitiva da rodovia aconteceu no fim da década de 70, mas sua abertura teve início em 1944, dentro do projeto de interiorização idealizado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Dos pouco mais de 800 km da BR-158 no Mato Grosso, cerca de 400 km ainda são de estrada de terra esburacada, que se tornam quase intransitáveis no período de chuva.
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