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Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Brasil

PRF registra 26 atropelamentos nas rodovias do DF e Entorno em 2012

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica que 26 pessoas foram atropeladas nas rodovias que cortam o Distrito Federal e o Entorno em 2012. De acordo com os números oficiais, foram duas mortes até fevereiro.


Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, a Polícia Rodoviária faz um alerta: é durante os fins de semana e feriados que os atropelamentos de pedestres nas BRs são mais comuns. A combinação de pistas vazias, excesso de velocidade e consumo de bebidas alcoólicas tem acabado em tragédia.

“Temos muitos casos de atropelamento na região do Entorno, por exemplo, em Águas Lindas de Goiás, em que as pessoas, infelizmente, fazem muito uso de bebida alcoólica, usam muita bicicleta e também não estão utilizando as passarelas”, afirma o inspetor D. Lucas Barbosa, da PRF.

A maioria dos pedestres até hesita, mas entre andar alguns metros e se arriscar entre carros em alta velocidade, tem muita gente que prefere a segunda opção. Há quem atravesse as rodovias de bicicleta, com bebê no colo e até mesmo exatamente embaixo da passarela.

“Prefiro [atravessar pela pista] porque o trânsito está meio parado. Acho que dá de correr”, falou a dona de casa Ana Elise Oliveira, após cruzar uma rua em meio a veículos, embaixo de uma passarela.

BR-251
O agricultor José Bento mora há 23 anos em frente ao trevo da BR-251, conhecido como trevo da morte, e acredita que a imprudência é uma das principais causas de acidentes. “Muitas vezes, é falta de responsabilidade. Mas se tivesse um redutor de velocidade aí, a gente não veria tantos acidentes”, fala o agricultor.

O filho de Benedita de Souza morreu há nove meses na BR-251. Hoje ela cobra do governo mais controle e fiscalização nas BRs. “Pelo amor de Deus, que façam alguma coisa.”

Sobre a reivindicação de instalação de redutores de velocidade na BR-251, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informou que serão instaladas lombadas eletrônicas ao longo da BR-251. A instalação faz parte da segunda etapa do Programa Nacional de Controle de Velocidade, mas ainda não há um prazo para que o processo seja concluído.

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