Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cultura

série anivesário de cuiabá

Casa Barão de Melgaço é o retrato típico da sociedade colonial cuiabana

08 Abr 2012 - 12:20

Especial para o Olhar Direto – Thalita Araújo

Foto: Secretaria de Cultura de MT

Casa Barão de Melgaço é o retrato típico da sociedade colonial cuiabana
Um casarão que aos padrões atuais nada tem de exuberante, a Casa Barão de Melgaço, localizada no Centro Histórico de Cuiabá, esquina da Rua de mesmo nome e da Voluntários da Pátria, é um retrato típico das moradias da alta sociedade da Cuiabá colonial.


De acordo com a Gerência de Inventário e Tombamento da Secretaria de Estado de Cultura, estima-se que a casa foi construída entre 1.775 e 1.777. A partir de 1.843 lá morou uma importante figura da história de Mato Grosso que daria nome tanto à casa quanto à rua, o Barão de Melgaço.

Marinheiro e intelectual francês de Saint Malô, Auguste Leverger, o Barão, chegou a ocupar a nobreza no período imperial e também a presidência da Província de Mato Grosso. O livro “Patrimônio Cultural de Cuiabá – Preservação e História”, de Leila B. de Lacerda, conta que o casarão foi sofrendo diversas modificações em seu estilo ao longo dos anos.
O tamanho e as técnicas construtivas são oriundos do século 18, mas foram tantas reformas que e a casa que vemos hoje pouco tem da original. Do estilo colonial o local foi transitando para o neoclássico, acompanhando as modificações da paisagem ao redor.

A obra foi tombada em 1.998 e em 2006 foi restaurada, com investimentos do governo estadual de mais de 800 mil reais.
A casa pertenceu a familiares de Auguste Leverger até 1926, quando foi desapropriada pelo Estado. Em 1931 o Estado a doou para o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e para a Academia Mato-grossense de Letras. Ainda hoje essas duas instituições continuam a funcionar na casa.

Barão de Melgaço - Grande intelectual, o Barão de Melgaço morou 43 anos na casa que hoje leva seu nome. Nasceu na França em 1802, veio para a América do Sul aos 17 anos através da Marinha Francesa e percorreu todos os postos da Marinha Imperial do Brasil. Naturalizado brasileiro, foi presidente da Província de Mato Grosso por cinco vezes e sua bem sucedida ação na Guerra do Paraguai o fez receber de Dom Pedro II o título de Barão de Melgaço. Auguste Leverger morreu em Cuiabá em 1.880.


Foto: Secretaria de Cultura de MT

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet