Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Vendas de importados têm queda de 0,4% no trimestre, diz Abeiva

As vendas de veículos importados fecharam o primeiro trimestre de 2012 com queda de 0,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (12), a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). No acumulado de janeiro a março, as associadas somaram 35.463 unidades emplacadas, contra 35.588 no primeiro trimestre de 2011.


"Embora pareça estável, podemos interpretar esse número como o início de uma queda geral prevista para este ano, caso nada mude com relação ao aumento do IPI de 30 pontos percentuais", declarou Flavio Padovan, presidente da Abeiva. Contudo, os números só não foram piores devido ao mês de março com alta de 31%, quando foram emplacadas 13.666 unidades contra 10.430 em fevereiro.

"O desempenho isolado do mês de março já era esperado, até porque tivemos em fevereiro um mês muito curto com o Carnaval. Além disso, algumas das marcas associadas da Abeiva ainda tinham nas suas redes de distribuição, estoques de veículos com IPI anterior, ou seja, sem o impacto do aumento dos 30 pontos percentuais. Portanto, se considerarmos os dados de emplacamento do primeiro trimestre, com uma queda técnica de 0,4%, podemos afirmar que os reflexos da alta do IPI já começam a influenciar no comportamento de vendas de carros importados", analisa Padovan.

Mesmo assim, comparando com 2011, março apresentou queda de 2,1%. No ano passado, o número de emplacamentos no mês chegou a 13.966. Fazem parte da Abeiva as marcas Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Ferrari, Hafei Motor, Haima, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei Automobile, Kia, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mini, Porsche, Ssangyong, Suzuki e Volvo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet