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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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fibra de carbono

Ford quer tornar a fibra de carbono ‘popular’

A Ford anunciou nesta quinta-feira (12) uma parceria com a Dow Automotive Systems, unidade de negócios da Dow Chemical, para pesquisar a aplicação de...

A Ford anunciou nesta quinta-feira (12) uma parceria com a Dow Automotive Systems, unidade de negócios da Dow Chemical, para pesquisar a aplicação de compostos avançados de fibra de carbono em carros de alto volume. Segundo a Ford, o acordo faz parte da meta que assumiu de reduzir o peso de seus veículos em cerca de 340 kg, até o final da década, para aumentar a economia de combustível.


"Há dois caminhos para reduzir o consumo de energia em veículos: aumentando a eficiência da conversão do combustível em movimento e reduzindo a quantidade de trabalho que o motor tem de realizar", diz o vice-presidente e chefe técnico de Pesquisa e Inovação da Ford, Paulo Mascarenas. "A Ford está enfrentando o desafio da conversão reduzindo o tamanho dos motores com a tecnologia EcoBoost e a eletrificação. Já para diminuir a carga de trabalho, o caminho é a redução da massa e o aprimoramento aerodinâmico."

A Ford também pesquisa uma série de novos materiais, processos de design e técnicas de produção para oferecer, além da redução de peso, padrões cada vez melhores de segurança e qualidade. "A redução do peso dos veículos, com foco no design inteligente e nos materiais, tem sido uma prioridade para a Dow Automotive Systems", diz o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Chemical Systems, Florian Schattenmann.

Os compostos de fibra de carbono têm sido usados há décadas na indústria aeroespacial e carros de corrida, devido à sua combinação única de alta resistência e baixo peso. Até recentemente, esses materiais eram muito caros para uso em produtos de alto volume.

Alto volume
O acordo da Ford com a Dow Automotive Systems prevê a colaboração dos pesquisadores em diversas frentes, com foco na criação de fontes econômicas de fibra de carbono e métodos de produção de alto volume para aplicação automotiva. "A redução do peso vai aumentar a eficiência de todos os veículos Ford", acrescenta Mascarenas. "Ao mesmo tempo, continuaremos a aprimorar nossa linha de híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria."

O acordo também vai beneficiar o trabalho que a Dow Chemical já desenvolve em parceria com o fabricante de fibra de carbono AKSA, da Turquia, e o Laboratório Nacional Oak Ridge do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

De acordo com a Ford, como resultado, espera-se que componentes de fibra de carbono possam começar a ser usados nos veículos da Ford no final desta década, contribuindo para elevar os níveis de eficiência a mais de 21 km/l.
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