Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Sem atendimento médico, população adere a óculos 'piratas' em Sorocaba

Após a reportagem sobre o comércio irregular de óculos de grau em Sorocaba (SP), que foi divulgada pelo G1 na quarta-feira (11), algumas pessoas entraram em contato com a redação, questionando a longa fila de espera para conseguir atendimento oftalmológico através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se as pessoas compram, é pelo cansaço de esperar por uma consulta”, afirma Ana Lúcia Luvizotto, 52 anos.


Ana Lúcia afirma que utiliza o mesmo óculos de grau há dez anos e que já pensou em comprar um de forma irregular para sanar o problema. “Meu óculos é para ver de perto, mas sinto que está na hora de trocar, porém estou na fila por uma consulta oftalmológica desde agosto de 2010 e não consigo a receita”, diz Ana Lúcia, que afirma já ter experimentado os óculos clandestinos, mas desistiu de comprar na última hora. “Confesso que senti medo e resolvi aguentar por ainda ter o meu, mas para quem não tem nenhum, a necessidade de ver é mais importante do que os problemas que poderão aparecer no futuro”, explica.

E a costureira Elídia Regina Camargo Marguerrot, 48 anos, concorda com a afirmação de Ana Lúcia. “Cada um sabe da sua necessidade”, diz. Há dois meses Elídia solicitou a um convênio médico uma consulta com o oftalmologista e, até o momento, não conseguiu. Por esta razão, ela decidiu ir até uma loja de variedades e comprar um dos óculos irregulares.

“É um risco, mas eu não estava conseguindo ler, escrever e muito menos trabalhar. Por isso comprei um e paguei R$ 10”, declara a costureira. Ela afirma não se arrepender da compra, mas espera conseguir em breve a receita para procurar uma ótica especializada. “Sei que é errado, não recomendo para ninguém, mas as pessoas precisam continuar vivendo e, como o SUS não ajuda, temos que procurar outros meios”, explica. A mãe dela, de 67 anos, está há oito meses na fila de espera por uma consulta na policlínica municipal.

Longa espera
Com base nas denúncias, o G1 entrou em contato com uma unidade de saúde do município. A atendente responsável pelo recebimento de guias e agendamento de consultas explicou que, até o final do primeiro semestre de 2012 só serão chamadas as pessoas com pedidos realizados em 2009. “Dependo do número de vagas enviadas pela policlínica, por isso o atendimento é tão lento”, justifica.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba declara que a Secretaria Estadual da Saúde está ciente da carência de profissionais de certas áreas, como a oftalmológica, que é considerada uma das mais procuradas do município. A secretaria afirma que casos de urgência são atendidos com prioridade.

“Estamos trabalhando para diminuir a espera, facilitar o acesso ao serviço de saúde e fornecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes”, afirma a secretaria, por meio de nota. Em 2011, a Policlínica Municipal de Especialidades realizou 8.132 atendimentos na área de oftalmologia. No primeiro trimestre de 2012, 2.022 consultas foram realizadas. A secretaria não revelou a quantidade de pedidos de consultas desta área específica que são recebidos mensalmente.

Irregularmente
Um decreto federal de 1934 determina que apenas médicos da área oftalmológica poderão prescrever o uso de óculos de grau, mediante exames. E o Conselho Federal de Farmácia destaca que a indicação de lentes de grau exige conhecimentos médicos específicos.

Em 2011, a Vigilância Sanitária autuou apenas duas farmácias por comercializar óculos de grau irregularmente. A oftalmologista Lindalva Carvalho e Moraes, que testou alguns dos óculos considerados “piratas”, alerta a população de que a compra este tipo de produto poderá causar outras doenças aos olhos.

“A pessoa compra um óculos desse pensando estar resolvendo um problema, mas tudo não passa de ilusão. Sem uma avaliação oftalmológica adequada, não há como prever qual seria o tipo de problema que aquela pessoa possui realmente”, conclui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet