Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Escola desativada é usada como estacionamento por estaleiro

Secretaria de Educação diz que ocupação garante manutenção do imóvel localizado no Barreto. Pátio da escola chega a abrigar 50 veículos


A movimentação de estudantes nas aulas de educação física e nos intervalos de recreio no pátio do Ciep 445 — Jacy Pacheco, no Barreto, deu lugar a dezenas de carros estacionados. Desativada há cerca de quatro anos, a unidade escolar está sendo utilizada como estacionamento por funcionários do Estaleiro Aliança.
Na tarde da última quarta-feira, a equipe de reportagem flagrou cerca de 50 automóveis estacionados no pátio do Ciep, localizado na Rua Monsenhor Raeder, num dos acessos à favela Buraco do Boi e a cerca de 300 metros do Estaleiro Aliança, que fica às margens da Avenida do Contorno. O pátio da escola — que quando funcionava tinha capacidade para atender até mil alunos — teve faixas de sinalização e delimitação de vagas pintadas no chão e nas paredes.

Um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção e limpeza para o Estaleiro Aliança fica de plantão no local para controlar a entrada e a saída de veículos. A utilização das dependências do prédio público pela empresa privada acontece pelo menos desde janeiro.

Antes, o Ciep estava abandonado, mas, desde o início do ano, vejo os carros estacionados lá dentro. Achei até que fosse um estacionamento rotativo — diz o comerciante Marcos Almeida, de 41 anos, que trabalha na rua do Ciep.
O Estaleiro Aliança confirmou que utiliza o espaço, mas não respondeu como obteve permissão para transformar o pátio do Ciep em estacionamento de seus funcionários. Informou apenas que contribui com projetos sociais desenvolvidos pela associação de moradores do bairro no espaço. Segundo o estaleiro, a associação seria a entidade responsável pela conservação do local.

A Secretaria de Estado de Educação tem explicação diferente para a utilização do Ciep Jacy Pacheco pelo Estaleiro Aliança. Segundo o órgão, o uso foi autorizado pela antiga Coordenadoria Regional de Educação. Para ocupar o pátio da escola, o estaleiro teria ficado responsável pela capina e a manutenção do sistema de iluminação do imóvel. Ainda de acordo com a secretaria, a permanência da empresa estaria evitando depredações e invasões ao Ciep.

No entanto, a Secretaria de Educação informa que já notificou a direção do Aliança para desocupar o Ciep. Um projeto para recuperar e adaptar a unidade para abrigar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) está sendo negociado com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Os CVTs são unidades de ensino profissionalizante administradas pela Fundação de Apoio à Escola-Técnica (Faetec).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet