Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

Ministério da Justiça quer digitalizar todos os arquivos de estrangeiros até o final de 2012

Até o final de 2012 todos os arquivos do Ministério da Justiça sobre cidadãos estrangeiros serão digitalizados e disponibilizados para todos os Estados. A garantia foi dada pelo chefe da Divisão de Estudos e Pareceres do Departamento de Estrangeiros do Ministério, Aldenos de Souza e Silva.


Segundo ele, o objetivo da medida é dar maior celeridade às consultas que forem feitas durante a entrada de estrangeiros no país.

"Esta agilidade é fundamental para a garantia de nossas fronteiras. Sabemos que há estrangeiros que usam de 10 a 20 nomes diferentes no plano internacional. Por isso, antes do final de 2012 pretendemos digitalizar e disponibilizar todos os nossos arquivos sobre cidadãos estrangeiros quie se deslocarem para o Brasil", afirmou.

O assunto foi debatido nesta quarta-feira (16.5) durante audiência pública na Câmara dos Deputados sobre as ações que serão adotadas para recepcionar estrangeiros durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Participaram também representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Ministério do Esporte.

Aldenor de Souza e Silva lembrou que todas as defensorias públicas estaduais estão sendo orientadas sobre legislação adotada no trato com cidadãos de outros países que estiverem no país e que haverá um trabalho especial da Polícia Federal em caso de deportação.

"A nossa preocupação é garantir a integridade de muitos súditos (torcedores). Mas também de prevenir a entrada ou a permanência de súditos que causem distúrbios. As defensorias estão recebendo todo tipo de informação necessária. A Polícia Federal também está atenta quanto à necessidade de deportação destas pessoas", acrescentou.
Silva revelou ainda que o Estado brasileiro não descarta possibilidade de terrorismo durante os eventos, mas admite que esta possibilidade é bastante remota.

"Pelo que temos avaliado, e pelo fato de o Brasil ser um paíse pacifico, não há interesse em prejudicar a ordem interna do país. Mas logicamente não podemos descartar esta possibilidade e trabalhamos em caráter sigiloso ações estratégicas junto com a Agência Brasileira de Inteligência", afirmou.

De acordo com o secretário nacional do futebol e dos direitos do torcedor do Ministério do Esporte, mais de 600 mil turistas estrangeiros devem se juntar a 3,6 milhões de turistas brasileiros circulando pelo país só em 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet