Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Brasil

calamidade

Mais da metade dos domicílios do país não possue bueiros, diz pesquisa do IBGE

Foto: Reprodução/Ilustração

Mais da metade dos domicílios do país não possue bueiros, diz pesquisa do IBGE
Mais da metade dos domicílios do país não possuem bueiros. É o que demonstra levantamento do IBGE baseado no Censo de 2010. A pesquisa verificou, também, a existência de esgoto a céu aberto (11,0%) e depósitos de lixo nos logradouros (5,0%) do entorno dos domicílios.


De acordo com o IBGE, a grande maioria (87,4%) dos domicílios com rendimento nominal mensal domiciliar per capita maior de dois salários mínimos possuía calçada em seu entorno, em comparação com 45,4% daqueles com até ¼ de salário mínimo por morador.

As crianças estavam mais sujeitas a condições precárias: 15,1% delas, na faixa de 0 a 4 anos, viviam em áreas com esgoto a céu aberto e 6,4% em locais com acúmulo de lixo.

Com relação à existência de esgoto a céu aberto, a situação é preocupante nas regiões Norte e Nordeste do país. Na época da coleta dos dados, o IBGE constatou que mais de mais de um quarto dos domicílios (26,3%) do Nordeste do pais encontrava-se em vias públicas com esgoto a céu aberto. A região obteve as menores proporções de bueiros/bocas de lobo (18,0%), empatando com o Norte em relação ao menor percentual de rampa para cadeirante (1,6%).

Na região Centro-Oeste, havia a menor incidência de domicílios situados em logradouros com depósito de lixo (3,7%) e esgoto a céu aberto (2,9%), além de possuir a mais elevada proporção de rampas para cadeirante (7,8%).

As informações foram obtidas durante a etapa de pré-coleta do Censo 2010, através da observação direta de características previamente definidas em cada face de quadra das áreas urbanas do país, correspondentes a 96,9% dos domicílios urbanos, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana do país, relacionando as variáveis territoriais, domiciliares e as características socioeconômicas e demográficas da população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet