Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Sistema eletrônico confunde gêmeos e barra processo de habilitação

O estudante Gabriel Pedrozo Cavalheiro, de 18 anos, foi barrado pelo sistema de informática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Porto Alegre e não consegue iniciar seu processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, para o sistema, Gabriel e o irmão gêmeo Gustavo Pedrozo Cavalheiro são a mesma pessoa. Como consequência, os dois não poderão tirar a CNH ao mesmo tempo.


O impedimento foi descoberto no fim de abril, quando Gabriel foi a um Centro de Formação de Condutores (CFC). Ao digitar no sistema os dados de seus documentos, ele foi informado de que não conseguiria tirar sua habilitação porque o irmão gêmeo dele, Gustavo, havia feito o mesmo registro no dia anterior.

Apesar de ter números de CPF e RG diferentes dos do irmão, Gabriel foi barrado pelo sistema, por causa da mesma data de nascimento, filiação e do mesmo sobrenome. Na tela, o computador dizia: “Operação permitida somente pelo Detran”.

Enquanto o irmão Gustavo já passou pela prova teórica e se prepara para fazer a prova prática de direção, Gabriel ainda não começou a frequentar a autoescola. Os irmãos pretendiam fazer as aulas juntos e viajariam com o carro da família para Gramado (RS).

Para tentar contornar o problema, o diretor-geral do CFC ABC encaminhou requerimento ao Detran solicitando a liberação da inscrição.

O Detran diz que o sistema informatizado de habilitação conta com um dispositivo de segurança que não permite a abertura de qualquer serviço com nomes semelhantes ou idênticos para evitar registros em duplicidade. No caso de Gabriel, a liberação deve ocorrer até o próximo fim de semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet