Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Prestes a dar adeus, Meriva e Zafira estão em falta

No movimentado calendário de lançamentos da Chevrolet para este ano, o Sonic é a atração do momento. Mas não é segredo que na sequência será a estreia da minivan Spin, que chegará para aposentar de uma só vez as veteranas Meriva e Zafira. E como não poderia deixar de ser, os concessionários estão baixando os preço da dupla para zerar os estoques antes que o novo modelo familiar apareça nas lojas.


Como resultado dessa estratégia, consumidores interessados em levar para casa as versões de entrada destes carros terão que ter muita sorte para achá-los. A reportagem do Carsale entrou em contato com algumas revendas da Chevrolet e das três versões da linha Meriva, encontrou apenas as duas primeiras, Joy por R$ 39.000 e Maxx por R$ 41.500, ambas com preços abaixo da nova tabela divulgada já com a redução do IPI. A topo de linha, Premium não foi localizada.

No caso da Zafira também há falta de versões. As variantes de entrada Confort e Expression não foram encontradas durante a nossa busca. Já a configuração Elegance foi oferecida por R$ 63.400 e a Elite R$ 67.900, as duas com valores inferiores em relação aos preços reajustados.

Edição especial Collection celebrará a despedida

Para se despedir das veteranas com estilo, a Chevrolet vai lançar uma edição especial das duas minivans, batizada com o familiar nome Collection (que significa Coleção e já foi utilizado pela marca nas últimas edições de carros em fim de linha). Informações de funcionários das lojas indicam que serão 500 unidades de cada modelo. Quanto à chegada das novidades nas revendas, não foi possível confirmar o prazo. “Está para chegar. Talvez esse mês nós já vamos recebê-las”, adiantou um vendedor. Outra fonte garantiu que a edição de despedida da Meriva virá apenas com motor 1.4, porém com diversos equipamentos de série. “As diferenças serão itens de série e algumas mudanças estéticas”, concluiu.

O ano de 2012 será o fim da linha para a dupla. A Zafira se aposentará após 12 anos de presença no mercado brasileiro, enquanto a Meriva, que teve o lançamento mundial realizado no País em 2003 (diferentemente do que estamos acostumados a ver, a estreia na Europa aconteceu depois) será extinta aos nove anos.

Brasil e a nova geração das minivans

O segmento de minivans no Brasil está em processo de renovação. O fim da produção da Zafira e Meriva e a chegada da Spin mostram claramente uma nova tendência. Antes carros com um nível de sofisticação acima da média, as minivans de hoje tendem a priorizar a praticidade e custo-benefício em detrimento ao status. Tanto é que suas plataformas podem ser derivadas de modelos já existentes, como é o caso da Spin que utilizará a do Cobalt como base e a Livina que aproveita a do Logan e Sandero. Além disso, tendem a ser “flexíveis”, oferecendo opções de cinco e sete lugares – como a Nissan Livina e a JAC J6.

Requinte também não é palavra de ordem. Embora bem equipadas, o custo e a praticidade falam mais alto que os mimos antes vistos nas primeiras gerações, incluindo a dupla da Chevrolet e a extinta Renault Scénic. Atualmente, os principais participantes deste mercado são: Livina, Livina X-Gear e Grand Livina, JAC J6 e J6 Diamond, Citroën C3 Picasso, C4 Picasso, Gran C4 Picasso, Xsara Picasso e Fiat Idea.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet