Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mais de 167 mil crianças devem ser imunizadas contra 'Pólio', em Manaus

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) será realizada no dia 16 de junho no Amazonas. Em Manaus, a meta é vacinar, num único dia, 167.141 crianças, o que corresponde 95% da população estimada nesta faixa-etária, na capital (incluindo as zonas urbana e rural da cidade).


Todas as crianças com menos de cinco anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a paralisia infantil. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.

A Secretaria Municipal de Sade (Semsa) informou que está finalizando o planejamento do ‘Dia D’. Segundo a Semsa, uma grande estrutura de atendimento será montada para garantir e facilitar o acesso das crianças à vacina.

Como todos os anos, a campanha acontece em duas etapas, a primeira no próximo dia 16 e, a segunda, em agosto.

Prevenção
A vacina contra a pólio se destina a todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

Apesar de o Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália.

A OMS estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet