Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

orgulho

'Me orgulho de termos reduzido o desmatamento ilegal', diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (11), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Brasil vem crescendo na área ambiental. Ela falou sobre a queda no desmatamento e das ações do governo para manter as florestas em pé.

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (11), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Brasil vem crescendo na área ambiental. Ela falou sobre a queda no desmatamento e das ações do governo para manter as florestas em pé.


Dilma iniciou o programa festejando que o país reduziu o desmatamento ilegal. “Em 2011 registramos o menor desmatamento da história do país. Eu me orgulho de termos conseguido diminuir o desmatamento ilegal em 77% quando a gente compara com os índices de 2004, ano em que o Brasil lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. O Brasil, que já tem o privilégio de abrigar a maior área de florestas tropicais do mundo, pode se orgulhar também de conseguir protegê-las cada vez mais”.

Na sequência, a presidente explicou o que foi feito para se chegar a esse resultado. “É o resultado da forte ação do governo na fiscalização: punindo e impedindo o desmatamento ilegal. É resultado do trabalho conjunto do Ibama, das Forças Armadas, da Polícia Federal e também dos governos estaduais”.

Bolsa Verde
A presidente disse que o governo vem oferecendo alternativas para a população que vive das florestas e que isso vem ajudado a melhorar os números do meio ambiente. “Temos oferecido alternativas de produção e renda para a população que vive em nossas florestas, para que esses trabalhadores possam produzir e garantir o seu sustento sem desmatar ou destruir o meio ambiente. É o caso, por exemplo, do programa Bolsa Verde, que faz parte do Brasil sem Miséria. É um benefício de R$ 300,00, pagos a cada três meses, para as famílias extremamente pobres que trabalham na coleta de frutos, na extração de látex ou na pesca artesanal, na Amazônia. Vinte e três mil famílias já estão recebendo o Bolsa Verde. A combinação de uma fiscalização forte com ações que permitem a exploração sustentável dos recursos naturais é o que ajuda a manter a floresta de pé. Hoje, mais de 80% da Floresta Amazônica está preservada, e isso não acontece em nenhuma parte do mundo”.

Mas segundo Dilma, há outras ações do governo no tema. “Eu vou te falar de duas ações que são avanços importantes: a primeira é que agora as compras do governo federal vão dar prioridade a produtos e serviços que forem fabricados respeitando o meio ambiente; a segunda é a criação de Unidade de Conservação e a regularização de terras indígenas”.

Dilma falou ainda sobre as Unidades de Conservação. “Na semana passada, criamos duas novas Unidades de Conservação. Uma delas é a Reserva Biológica de Bom Jesus, no Paraná, que é uma área da Mata Atlântica; a outra é o Parque Nacional Furna Feia, na Caatinga do Rio Grande do Norte. Nós também ampliamos outras três Unidades de Conservação e oficializamos sete áreas indígenas. O Brasil é responsável por 75% de todas as áreas de preservação ambiental criadas no mundo nos últimos nove anos”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet