Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Projeto Vagão Ambiental da ALL se transforma em sala de aula em Alto Araguaia

Um dia diferente para dezenas de alunos da rede pública de ensino do município de Alto Araguaia (420 km ao Sul de Cuiabá). Eles trocaram a tradicional sala de aula em suas unidades de ensino para ter uma aula sobre meio ambiente dentro de um vagão de trem. É assim que funciona o Projeto Vagão Ambiental desenvolvido pela América Latina Logística (ALL), por meio do Instituto ALL de Educação e Cultura. As atividades aconteceram no período de 01 a 06 de junho sob a coordenação do Comitê de Gente e Gestão do Terminal de Alto Araguaia e pela Unidade de Produção do Centro-Oeste (UP-CO).


O espaço é todo colorido com temáticas ambientais. O vagão tem cerca de 18 metros de comprimento e totalmente equipado com telas de projeção. É neste espaço que os estudantes aprenderam sobre a preservação do Planeta, os quatro elementos (terra, ar, água e fogo).

Em Alto Araguaia, o Vagão Ambiental atendeu cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A pequena Heloíza dos Santos Monteiro, de apenas seis anos, ouviu e assistiu a tudo atentamente. Ela estuda no primeiro ano na escola Maria Júlia de Almeida, a última unidade de ensino atendida na última quarta-feira (06.06) pelo projeto em Alto Araguaia. Também foram atendidos alunos das escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e José Inácio Fraga, todas da rede municipal de ensino de Alto Araguaia. A maior surpresa foi a vinda de um grupo de 30 alunos e 10 professores do município de Araguaia, cerca de 150 km de Alto Araguaia.

Com o Projeto Vagão Ambiental, a ALL leva conscientização às crianças e adolescentes sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente. O vagão é parte do projeto de responsabilidade ambiental da companhia, que administra a malha ferroviária em Mato Grosso e desenvolve o Projeto de Expansão da Malha Norte que visa ampliar em 260 quilômetros a linha férrea no Estado. A proposta do projeto é falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica.

Cristiano Roberto Bezerra é um dos monitores do projeto. Em sua primeira visita ao Estado, ficou satisfeito com o envolvimento das crianças. “Foram dias bem produtivos. As crianças se interessam e se envolvem mesmo. Sem contar que Mato Grosso é um estado com muito verde e as crianças realmente tem uma consciência de que preservar é o melhor caminho”, avalia.

A professora Maria Lúcia, do primeiro ano da escola Maria Júlia de Almeida, elogiou o projeto. É a terceira vez que traz seus alunos para participar da explanação. A cada participação, uma nova experiência. “Eles [alunos] simplesmente adoram. Sempre que sabem que o vagão está em Alto Araguaia querem vir. É sempre muito contagiante e os alunos se envolvem com as temáticas”, destacou a professora.

A coordenadora do Comitê de Gente e Gestão em Alto Araguaia, Soelaine Gomes, que juntamente com Angélica Denise Heniz, responsável pela área de gente da UP-CO, cuidaram de todos os detalhes em Alto Araguaia. Ao final de cada apresentação, foi serviço lanche às crianças e professores.

“As crianças estavam muito motivadas e empolgadas com o projeto. Foi bem divertido. Os professores ficaram satisfeitos e gostaram muito da iniciativa da ALL”, disse Soelaine Gomes. A próxima atividade será o Vagão do Conhecimento programado para outubro.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet