Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Jovem tenta aborto e joga bebê vivo no lixo em Guarujá, SP, diz Samu

Um bebê recém-nascido foi encontrado no começo da noite desta sexta-feira (29) em uma lixeira em Guarujá, no litoral de São Paulo. O bebê recebe cuidados na unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital público da cidade e não corre risco de morte.


A mãe da criança, uma menina de 16 anos, estava com sete meses de gestação. O resgate foi feito pelos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi acionado após a avó encontrar o bebê no cesto de lixo do banheiro. “A criança foi encontrada em estado grave e com dificuldade para respirar, já que o pulmão não se desenvolveu de forma adequada. Ela foi colocada em respiradouro. O bebê resistiu, mas se ficasse sete horas sem atendimento básico, estaria morto. Por um milagre, ela está viva”, explica Armando Proença, coordenador do SAMU de Guarujá.

Horas antes do bebê ter sido encontrado, a jovem havia sido levada a um posto de atendimento médico da cidade com mal estar. “Ela foi encaminhada para o Hospital Santo Amaro. Um ginecologista fez exames e julgou que o sangramento tinha características maiores do que uma simples menstruação, como ela alegava inicialmente. A característica foi bem típica de um pós-parto. O médico conversou com a menina e ela disse que realmente tinha feito um aborto, sem dizer quando e onde”, conta.

A mãe da menina teria se intrigado com o quadro clínico da adolescente e encontrado o bebê em uma inspeção no banheiro. "A mãe dela voltou para casa e foi até o banheiro onde a menina passou boa parte do tempo. Ela demorou no banheiro porque abortou e cortou o cordão umbilical do bebê. Quando a mãe entrou no banheiro, se deparou com um bebê recém-nascido em um cesto de lixo. Dali ela saiu correndo com a criança ao encontro do Corpo de Bombeiros, que fica próximo de onde ela mora. O SAMU foi novamente acionado com o reforço de uma UTI móvel e salvou a criança”, diz o coordenador.

Segundo a assessoria do hospital, a mãe da criança continua internada e, segundo boletim médico, passa bem. Ainda não há previsão de alta. Já a criança permanece internada, em estado estável, e não corre risco de morte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet