Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

Elaboração de diagnóstico esportivo de 21 municípios entra na reta final

Fruto de um convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o estudo sobre a realidade esportiva de 21 municípios mato-grossenses está na reta final. O objetivo é diagnosticar a realidade infraestrutural, material e organizacional do futebol e do esporte, em geral nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Nova Xavantina, Jaciara, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Alto Araguaia, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Cáceres, Tangará da Serra e Nova Ubiratã.


Durante o primeiro semestre deste ano, uma comissão formada por professores das faculdades de Economia e de Educação Física da UFMT visitaram essas cidades para coletar as informações necessárias para identificar o cenário ideal das praças poliesportivas e as prioridades de investimento em cada área e cidade.

De acordo com o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secopa, Darci Lovato, esse será mais um legado da Copa do Mundo que irá beneficiar Mato Grosso.

“Esse estudo irá detalhar as carências e apontar as principais mudanças a serem realizadas para alterar a formação esportiva de crianças e adolescentes. O diagnótisco também será um instrumento que poderá guiar investimentos públicos e privados em setores específicos de cada cidade”, finalizou.

Para realizar um estudo aprofundado de cada município, foram coletadas fotografias, filmagem de pontos esportivos do município, como academias ao ar livre, campos de futebol, de futsal, quadras poliesportivas e depoimentos. Além disso, foi aplicado um questionário detalhado aos gestores municipais.

Para o professor de educação física da UFMT, Evando Moreira, o diagnótisco permitirá uma análise aprofundada de cada município e as soluções recomendadas para cada caso. ”Com todas as informações obtidas, a comissão inicia agora a consolidação dos dados, indicando as ações para a mudança e o orçamento necessário para alterar a realidade esportiva e fortalecer a formação de novos atletas mato-grossenses”, concluiu o professor. O estudo deve ser finalizado até o final de setembro de 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet