Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Obama vai à Arábia Saudita antes de fazer discurso no Cairo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá visitar a Arábia Saudita no próximo dia 3 de junho. Ele deverá ir também à Europa e ao Egito, onde deve fazer o prometido discurso ao mundo muçulmano.


"O presidente se reunirá com o rei Abdullah [da Arábia Saudita] para discutir uma vasta série de questões, incluindo as referentes ao Oriente Médio, ao Irã e ao terrorismo", disse Robert Gibbs, o porta-voz da Casa Branca, nesta terça-feira. "O presidente acredita que essa é uma oportunidade para discutir diversas questões importantes."

Para Gibbs, no discurso no Cairo, Obama deverá "discutir de que forma a paz poderá ser restabelecida no Oriente Médio", sem "delimitar os contornos do plano para chegar a ela". Obama prometeu ainda durante a campanha que discursaria, de uma capital muçulmana, logo após assumir o cargo.

O discurso demorou devido à dificuldade de escolher uma capital, por questões de diplomacia e de segurança.

Obama irá visitar a cidade alemã de Dresdem e o campo de concentração de Buchenwald, no dia 5 de junho; e participar, no dia 6 de junho, das comemorações do aniversário do chamado "Dia D", o dia em que as tropas aliadas desembarcaram na Normandia.

Em 2005, a então secretária de Estado americana Condoleezza Rice discursou, também no Cairo, em defesa da democracia e de reforma no Oriente Médio. Naquela ocasião, ela pediu ao governo egípcio que pusesse "fé no próprio povo" e que o ditador Hosni Mubarak parasse de reprimir, com violência, protestos favoráveis à democracia.

Em represália, a partir daquele ano, Mubarak cancelou as visitas que vinha fazendo todos os anos à Casa Branca, na primavera. Mubarak irá visitar Obama nesta sexta-feira (26).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet