Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROGRESSO

Mato Grosso deixou de ser o patinho feio, afirma governador Blairo Maggi

“Mato Grosso deixou de ser o patinho feio”, afirmou o governador Blairo Maggi (PR) num discurso inspirado durante a solenidade de inauguração da nova unidade da Cargill, em Primavera do Leste. A expressão foi em referência ao desenvolvimento pelo qual passa o Estado.

“Mato Grosso deixou de ser o patinho feio”, afirmou o governador Blairo Maggi (PR) num discurso inspirado durante a solenidade de inauguração da nova unidade da Cargill, em Primavera do Leste. A expressão foi em referência ao desenvolvimento pelo qual passa o Estado.


Maggi contou que os produtores de Mato Grosso só tinham uma saída para os grãos produzidos, que era o porto de Paranaguá. Atualmente, todos os portos estão abertos para a produção agrícola do Estado. Isso se deve ao reconhecimento do crescimento, afinal Mato Grosso é o maior produtor de soja e algodão e está entre os primeiros na produção de milho e arroz.

A agricultura ocupa apenas 7,8% de todo o território mato-grossense, enquanto a pecuária fica com 25%. “A pecuária é forte no Estado, mas é quase uma tragédia. Para cada vaca ou boi precisa-se de um hectare de terra. É muita terra para muita vaca, mas podemos ter mais vaca em menos terra”, afirmou Maggi.

O chefe de executivo diz que o grande desafio é conciliar o desenvolvimento sustentável com a produção agrícola na região da Amazônia Legal. “Todos nós concordamos que o tempo do desmatamento já passou”, declarou arrancando aplausos do público presente.

Maggi fez questão de destacar os investimentos do governo do Estado em infra-estrutura e lembrou que quando assumiu o governo em 2003 Mato Grosso tinha apenas 1.900 quilômetros de afasto. Durante a gestão dele, foram realizados 3.500 quilômetros de pavimentação.

O governador destacou ainda que logo a Cargill poderá seguir para o Norte do Estado, conforme o projeto inicial de instalar a fábrica em Sinop, que foi adiado em função da Cuiabá-Santarém não sair do papel. Maggi revelou que existem obras em todos os trechos da BR-163 e a questão ambiental que emperrava o processo, agora já foi resolvida, dependendo apenas de questões burocráticas como as licitações.

“O progressos precisa de estrada asfaltada e não dormir no escuro”, afirmou Maggi, ao lembrar uma frase dita pelo prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá (PR), que espalhou placas pela região do Araguaia.

O governador enfatizou que o país precisa de investimentos em infra-estrutura e ainda contou que priorizou este setor durante seus dois governos. Ele disse ainda que conseguiu a inimizades de alguns por não apoiar festas agropecuárias ou eventos do setor, porém optou usar o “pouco recurso para fazer estradas”.

Blairo Maggi ainda conclamou a população para participar deste processo de desenvolvimento que o Estado vive. Para ele, a vinda da fábrica para Primavera do Leste não dependeu apenas do governo ou da Prefeitura, mas da população querer. “Todos precisam querer e participar”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet