Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Sarney espera votar novo Código Penal até o final do ano

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta segunda-feira (6) que espera votar até o final do ano o projeto do novo Código Penal. A comissão especial que vai analisar a proposta tem sua primeira reunião marcada para esta terça-feira (7). Durante a reunião, serão escolhidos o presidente e vice da comissão.


"Eu acho que esta comissão tem um prazo rápido para concluir seu trabalho, e depois mandamos para a Comissão de Constituição e Justiça, e até o final do ano votamos a matéria. Temos matérias muito controvertidas [na proposta], mas acredito que o Congresso é para isto mesmo. Cabe ao congresso harmonizar estas opiniões", disse o presidente.

A proposta do novo Código Penal foi elaborada por um grupo de juristas, e entregue ao Senado no final do mês de junho. A comissão de juristas foi presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justia (STJ) Gilson Dipp.

Entre as mudanças está tornar crime a exploração de jogos, que está legislação brasileira como contravenção penal, com penas mais brandas que geralmente não levam à prisão. Os juristas também propõem punir de maneira mais rigorosa aqueles que utilizam menores de idade na prática de crimes.A comissão também propôs uma punição maior a motoristas embriagados e a ampliação das possibilidades de aborto legal.

Depois de aprovado na comissão especial, o parecer será encaminhado para apreciação do plenário do Senado. Se aprovado, ainda precisa passar por votação do plenário do Senado, antes de ser sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet