Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Câmara dos Deputados vai lançar rede social na internet

A Câmara dos Deputados anunciou que lançará, na próxima quarta-feira (3), a rede social e-democracia. O objetivo é a ampliação do debate sobre projetos de lei. O site terá perfil de políticos, e permitirá que os cidadãos sugiram e participem, virtualmente, do trâmite legislativo da Casa.


Segundo o gerente de projetos Cristiano Ferri, a ideia surgiu a partir de "algumas demandas sociais e de parlamentares para que haja maior abertura dos canais de discussão sobre os projetos de lei na Casa, em uma perspectiva de web 2.0, a fim de elaboração legislativa".

Embora seja aberto a todos os internautas, o site não permitirá protestos. "A plataforma tem objetivo construtivo, e não crítico", diz Ferri. "Para isso, há a Ouvidoria Parlamentar e os canais de comunicação tradicionais".

Todos os parlamentares poderão participar, de acordo com o gerente. "Obviamente que só irão participar aqueles que tiverem interesse", observa.

A diferença entre a e-democracia e outras redes sociais --como o Orkut, por exemplo-- é que a rede social da Câmara foi criada exclusivamente para a discussão de projetos de lei.

E, a fim de garantir que os parlamentares tenham acesso às sugestões da rede social, haverá relatórios periódicos informando o que foi discutido. "Serão elaborados relatórios impressos em papel, a serem distribuídos para os deputados, com a compilação das discussões, bem como das propostas legislativas resultantes do Wikilegis", informa Ferri.

Debates e comunidades

A primeira comunidade debaterá oito propostas relacionadas à Política Nacional de Mudança do Clima.

Segundo informou a Câmara, a participação será aberta a todos os cidadãos, representantes de organizações não-governamentais e entidades de classe, órgãos da administração pública, pesquisadores e especialistas acadêmicos.

Entre as formas de participação, o internauta poderá sugerir uma nova redação para os projetos de lei, por meio da ferramenta de produção colaborativa Wikilegis, cujo conceito é semelhante ao da Wikipedia.

Projetos de lei e outros assuntos relacionados também serão tema de fóruns, chats e pesquisas. Os internautas ainda contarão com uma biblioteca digital com estudos, material de pesquisa e notícias. O conteúdo estarão disponíveis em vídeo e áudio.

O site ainda está em fase final de testes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet