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Domingo, 28 de julho de 2024

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Porto Alegre lançará serviço de aluguel de bicicletas a R$ 5

A Prefeitura de Porto Alegre lançará no próximo sábado, data alusiva ao Dia Mundial Sem Carro, o serviço de aluguel de bicicletas públicas na capital gaúcha. No BikePoa, o cidadão escolherá entre utilizar o passe mensal, no valor de R$ 10, ou o passe diário, que sai por R$ 5. Fiscalizado pela Empresa...

A Prefeitura de Porto Alegre lançará no próximo sábado, data alusiva ao Dia Mundial Sem Carro, o serviço de aluguel de bicicletas públicas na capital gaúcha. No BikePoa, o cidadão escolherá entre utilizar o passe mensal, no valor de R$ 10, ou o passe diário, que sai por R$ 5. Fiscalizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o sistema é anunciado em meio às críticas da população sobre a mobilidade urbana da capital, um dos principais temas debatidos na campanha eleitoral.


Na primeira fase do projeto, serão 50 bicicletas e cinco estações (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores). Os pontos de aluguel de bicicletas podem ser integrados com o serviço de transporte público metropolitano - metrô, ônibus, lotação e catamarã. "O sistema permite que as bicicletas sejam utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição", explicou Peter Cabral, diretor da Serttel, empresa que administrará o BikePoa.

Para utilizar a bicicleta pública, o usuário precisa se cadastrar a partir de quinta-feira no site www.movesamba.com/bikepoa. O pagamento será realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas ocorre por celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone. O serviço também será aberto para moradores de outras cidades.

BikePoa
Até 2013, a prefeitura promete instalar mais de 400 bicicletas e 40 estações em diversos pontos da capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade e pontos de transporte público. O mesmo modelo é utilizado por São Paulo e Rio de Janeiro.

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