Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Educação

Em assembleia

Após 127 dias, entidades não entram em acordo sobre retorno na UFMT

Foto: Arquivo - Victor Cabral

Adufmat pede aos professores que aulas retornem apenas dia 01º de outubro

Adufmat pede aos professores que aulas retornem apenas dia 01º de outubro

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (24), os professores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) foram orientados a retornar as atividades apenas dia 01º de outubro, contrariando decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que decidiu a retomada das aulas para hoje.


Na manhã desta segunda-feira alguns professores foram para a sala de aula, seguindo o que foi decido pelo Consepe na última quinta-feira (20). Outra parte de docentes chegou a dizer que a decisão do conselho era ilegal e que desrespeitava a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), que optou por retornar as aulas apenas semana que vem.

Os docentes da UFMT decidiram na reunião redigir um documento oficial, que será protocolado na reitoria, defendendo a decisão de que as aulas recomeçariam no dia 1º de outubro. 

 Aulas na UFMT retornam na próxima segunda-feira; decisão é do Consepe
 Professores da UFMT decidem encerrar greve após quatro meses parados

Eles também decidiram exigir a revogação imediata da resolução que indica o retorno às aulas para esta segunda-feira e que os professores fossem orientados a seguir a decisão da categoria quanto à volta às aulas.

Durante a assembleia foi criado um grupo para debates, em relação à representação nos órgãos colegiados em busca de proporcionar uma gestão mais democrática da UFMT. Uma reunião ampliada será realizada na sexta-feira (28), às 16 horas, na sede do sindicato para iniciar os debates.

A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder afirmou, segundo a Adufmat, que o Consepe é a instância soberana da universidade, o que motivou a assembleia de hoje. “A decisão deveria ser tomada, como de costume, de ‘baixo para cima’, ou seja, a proposta do novo calendário deveria ser enviada aos Colegiados de Curso e Departamento, Congregações de Instituto e apenas após isso, votada no Consepe, a última instância de deliberação”, explica o professor Maurélio Menezes.

A greve da Universidade foi encerrada na última quarta-feira (18), após 127 dias de paralisação. No mesmo dia a Adufmat decidiu que as aulas retornariam apenas no dia 1º de outubro, mas o Conselho, que é formado por representantes dos alunos, técnicos e corpo docente, tomou outro rumo e adiantou o início das atividades, o que causou a confusão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet