Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

mensalão sem efeito

Avaliação do governo Dilma sobe de 59% para 62%, revela CNI/Ibope

Foto: Reprodução

Avaliação do governo Dilma sobe de 59% para 62%, revela CNI/Ibope
O julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI do Caso Cachoeira e o desgaste provocado ao PT nos dois casos não afeta a popularidade da presidente Dilma Rousseff. É o que aponta a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (26.9), em Brasília, segundo a qual a redução do IPI para aquisição de automóveis e redução dos juros bancários foram os principais responsáveis por sustentar os números positivos da presidente petista no período.


O percentual de brasileiros que avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff como ótimo ou bom aumentou de 59% para 62%. A melhora na avaliação mais forte deu-se entre os jovens na faixa de 25 a 29 anos. O maior percentual bom e ótimo fica na região Nordeste, com 68% dos entrevistados.

Conforme a pesquisa, 77% dos brasileiros aprovam a maneira de governar da presidente Dilma, mesmo percentual apurado em março e em junho de 2012. De acordo com a CNI, o percentual de eleitoral que confiam na presidente Dilma oscila dentro da margem de erro de 72% para 73%.

O combate à fome e à Pobreza (com 60%), combate ao Desemprego (57%) e Meio Ambiente (54%) se mantêm como as áreas de atuação do governo com aprovação de mais da metade da população.

Saúde (com 65% de desaprovação), Impostos (57%) e Segurança Pública (57%) são as áreas de atuação desaprovadas pela maioria dos entrevistados.

As notícias mais lembradas foram os julgamentos do mensalão (citado por 16% dos entrevistados) e o anúncio da redução das tarifas de energia elétrica para 2013 (11%).

A pesquisa CNI/Ibope revela ainda que 57% da população consideram que o govenro Dilma está sendo igual ao governo do ex-presidente Lula.

"Esta é a melhor avaliação do governo Dilma Rousseff desde o início do mandato da presidente. Este é a avaliação recorde do governo Dilma desde março de 2011", avalia o gerente executivo da Pesquisa CNI/Ibope, Renato Fonseca.

Segundo ele, a expectativa do brasileiro com o restante do governo cresceu de 55% para 62% em comparação com julho de 2011. Fonseca explica que as medidas do governo no campo econômico estão sendo bem avaliadas.

O percentual de avaliaç]ão cresceu em quase todos os segmentos analisados, com exceção das medidas na área de Meio Ambiente. Educação e Impostos não tiveam oscilações. Saúde, Impostos e Segurança Pública tiveram a pior avaliação. "Seis áreas tiveram aumento na aprovação acompanhando a aprovação do governo de uma maneira geral", explica.

Apenas 5% da população lembrou como negativa a greve dos funcionários públicos e das universidades. Na região Sul, o percentual que considera o governo Dilma melhor que Lula é maior do que em outras regiões do país. O levantamento foi realizado de 17 a 21 de setembro e ouviu 2.002 entrevistados em 143 municípios do país.

Atualizada e corrigida às 10h53.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet