Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma vota em Porto Alegre e exalta "democracia estável"

A presidente Dilma Rousseff votou na manhã deste domingo em Porto Alegre e disse que a eleição municipal é um exemplo da "democracia estável" do país, em contraste com os tempos do regime militar, quando não havia eleições generalizadas.


"Eu sou da geração que não votou", disse Dilma, depois de votar, por volta das 9h30. "É importante, mesmo quando a memória individual das pessoas vai se dissolvendo, porque muita gente no Brasil já nasceu na democracia, mas tem uma quantidade de brasileiros que ainda se lembra do que é não ter o direito ao exercício do direito do voto."

"Esse país é uma democracia estável, com regras, com respeito aos direitos das pessoas e, especialmente, com essa imensa festa que é escolher quem vai dirigir a sua própria cidade", afirmou. "E eu desejo a todos... os brasileiros... uma ótima eleição."

Dilma chegou ao colégio Santos Dumont, na zona sul da cidade, com assessores. Na escola, encontrou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que vota no mesmo local, e o ex-governador Olívio Dutra, ambos do PT, além do presidente estadual do partido, Raul Pont.

Ao chegar --a escola estava sob forte esquema de segurança, mas os eleitores entravam normalmente para votar--, Dilma foi direto para a sala onde ficava sua seção, cumprimentou os mesários e ficou menos de 30 segundos dentro da cabine de votação.

Tirou fotos com o governador e depois falou à imprensa. Entre a chegada e a saída da presidente, ela permaneceu menos de 15 minutos no local. Nenhum dos candidatos à prefeitura acompanhou a presidente, que evitou se envolver na disputa porque os três primeiros colocados são de partidos aliados ao seu governo.

Perguntada sobre o seu voto, desconversou: "o voto é secreto e estou exercendo minha condição de cidadã".

Na última pesquisa Datafolha, antes da eleição, o prefeito José Fortunati (PDT) seguia na liderança folgada, com os números apontando para sua reeleição já no primeiro turno. Manuela D'Ávila (PCdoB) estava em segundo e o petista Adão Villaverde aparecia num distante terceiro lugar.

Depois de deixar o colégio onde votou, Dilma seguiu para a casa da filha, Paula, também na zona sul. No final da manhã, embarcou para Brasília, onde acompanhará a apuração do primeiro turno da eleição municipal.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet