Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Homem e mulher com gripe suína vão parar na UTI na Escócia

Um homem e uma mulher contaminados com a gripe suína --como é conhecida a gripe A (H1N1)-- foram internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital escocês nesta terça-feira.


Conforme as autoridades escocesas, o homem tem 45 anos, é da localidade de Paisley e não apresenta nenhum problema de saúde além dos sintomas da gripe suína; enquanto a mulher tem 38 anos, é de Glasgow, e sofre de mais problemas de saúde, não especificados. Não há informações sobre como ambos contraíram a doença.

O homem e a mulher não possuem nenhuma ligação entre si nem com os outros casos de gripe suína detectados naquele país. Não há confirmação sobre viagens recentes dos dois. No total, já foram confirmados 23 casos de gripe suína na Escócia.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), em todo o mundo, há 18.965 casos confirmados da doença, dos quais 117 acabaram em morte. Os Estados Unidos são a nação com maior número de casos. O vizinho México, porém, tem o maior número de mortes --são mais de 90, conforme balanço da entidade desta segunda-feira (1º).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet