Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Coreano que dá volta ao mundo de bicicleta é roubado no litoral de SP

O coreano Kim Haeng Chang, que viaja pelo mundo de bicicleta com os dois filhos, foi roubado na tarde desta quinta-feira (11), em São Vicente, no litoral de São Paulo. Os bandidos levaram dinheiro e os passaportes da família, que precisa dos documentos para prosseguir com a aventura. Um morador de São Vicente encontrou Kim na delegacia da cidade e, o acolheu em casa até que a situação do viajante seja resolvida. Ninguém foi preso até o momento.


Kim chegou à São Vicente na última semana, (a entrevista pode ser vista no vídeo ao lado) ele e os filhos gêmeos Muni e Miri, de cinco anos de idade, acampavam em uma área reservada para pescadores, no bairro Japuí. A viagem deles chamou atenção dos moradores locais. Na tarde de quinta-feira, quatro homens armados chegaram ao local de moto e bicicleta, renderam a família e exigiram a bolsa. Eles levaram a quantia de U$ 600,00, documentos pessoais e os passaportes.

O coreano registrou ocorrência no 1º DP de São Vicente; lá o instrutor de voo Sergio de Carvalho se comeveu com a história e convidou Kim e as crianças para ficarem em casa. "Acho perigoso eles continuarem acampando, podem dormir e comer em casa o tempo que precisarem. Na segunda-feira vamos à São Paulo para correr atrás dos passaportes, mas o ideal seria que alguém devolvesse", diz Sérgio. Kim explica que não pode seguir viagem sem os passaportes, ele diz que as crianças nasceram na República Checa, então precisam procurar dois consulados e, isso pode levar um certo tempo.

Para Kim, o roubo não deixou uma má impressão do Brasil. "Nós não ligamos para o que aconteceu, porque em todo país tem pessoas boas e pessoas ruins", afirma. Ele diz nunca ter sido roubado em outra ocasião, mas já passou por outras situações de perigo. "Já passei por zona de guerra no Afeganistão, acho que foi a situação mais perigosa, mas pelo menos as crianças não estavam comigo. Acho interessante a viagem para ver como funciona o sistema em diferentes locais", afirma Haeng Chang.

As crianças permaneceram brincando e tranquilas. "Elas não entenderam o que aconteceu, então para eles está tudo bem", diz o pai. Ele começou a viagem de bicicleta em agosto de 2010, passou pela Europa, Ásia, África e vai seguir pela América do Sul, depois América Central e encerra a viagem daqui a 10 meses, no Canadá. Mesmo após o assalto, a família não desiste de explorar mais o Brasil. O próximo destino é Curitiba, no Paraná. "Vou seguir de bicicleta pelo sul do Brasil, depois passaremos por Paraguai, Bolívia e Argentina", explica Kim.

O objetivo de Kim, que é professor universitário, é dar aos filhos a oportunidade de conhecer o mundo por uma visão diferente. Eles já falam três idiomas e se adaptam bem em qualquer lugar. "Acho importante as crianças conhecerem as pessoas observando o brilho no olhar, o tom da pele, os costumes. Pela televisão isso não é possível", relata Kim.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet