Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

Alta temperatura exige maior preparo físico para jogos da Copa em Manaus

Alta temperatura exige maior preparo físico para jogos da Copa em Manaus
Quem tem uma vida sedentária já ouviu conselhos para frequentar academia, praticar esporte ou, pelo menos, fazer uma atividade física por recreação. O que nem todo mundo percebe é que mesmo os exercícios de lazer precisam ter acompanhamento médico. A alta temperatura, característica de Manaus, também interfere no exercitar, que o digam os jogadores que serão escalados para as partidas da Copa do Mundo de 2014 que vão ser realizadas na capital.


Os elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias estão relacionados a altas temperaturas. O clima tropical úmido de Manaus oferece o ambiente propício para a exposição solar. Alguns jogos da Copa, realizados em Manaus, vão ocorrer nos horários de 15h e 16h. Mesmo sendo atletas profissionais, os jogadores vão sentir a diferença.

“A exposição solar e a temperatura de 40 graus interfere no organismo do atleta. A atividade física gera calor. Temos a oxidação e combustão da glicose. O resultado disso é uma transpiração excessiva e prejudicial. Há uma diminiuição da pressão arterial e a frequência cardíaca diminui”, explicou o cardiologista Aristóteles Alencar.

No mínimo, é importante passar por uma avaliação antes de iniciar a rotina de exercícios, indica o personal trainer Jean Santos. “É extremamente necessário passar pelo setor médico, especificamente pelo cardiologista, para fazer o teste de esforço e avaliação da condição física”, orientou.

O cardiologista ainda alertou os atletas de fim de semana, os quais passam os cinco dias parados e depois submetem o organismo a um esforço físico desproporcional. “Por mais leve que seja a atividade física, não se sabe se o indivíduo tem problemas de obstrução na artéria, por exemplo. Há muitos registros desses atletas que morrem no fim de semana”, alertou o cardiologista, Aristóteles.

Segundo o médico, as pessoas preferem procurar a orientação após manifestar algum distúrbio, no mínimo, ortopédico. Problemas com a pressão arterial são mais comuns do que se pode imaginar. De acordo com Alencar, as dificuldades na circulação sanguínea são enfrentadas por 30% da população. A incidência aumenta para 50% quando se fala em pessoas hipertensas.

A individualidade do atleta também deve ser respeitado. “Aquela pessoa que vai jogar bola no sábado ou no domingo é o atleta mais propensa à morte súbita, taquicardia, desmaios. É uma sobrecarregada muito grande na circulação. Não se dá muita atenção mas morrem atletas nesse sentido. Tenho uma aluna que fazia corrida sozinha, machucou o tornozelo e levou seis meses na fisioterapia, no pilates e na academia para curar uma lesão”, disse o personal Jean Santos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet