Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Horário de verão inicia a 0h e Celesc espera economia de 5% em SC

A partir da 0h deste domingo (21) inicia o horário de verão e os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil. O objetivo da mudança, segundo a Celesc, é a economia de energia sobretudo nos horários de pico, das 18h às 22h.


Em Santa Catarina, a edição de 2011, que durou 133 dias, indicou uma redução de quase 5% na carga do sistema elétrico da Celesc (160MW) e 0,5% na energia (38GWh ou 12,5MW médios). A previsão da Celesc para esta edição, que dura 116 dias, é uma economia semelhante.

Em relação à redução no consumo de energia, conforme a Celesc, o valor representa aproximadamente ao consumo de um município como Campos Novos, com 12.663 unidades consumidoras, 9,8% do consumo do município de Blumenau ou 34,5% do consumo do município de Lages.

A mudança afeta Santa Catarina, o Distrito Federal e outros 10 estados: Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. As regiões Norte e Nordeste não vão aderir ao horário de verão.

De acordo com a Celesc, com o anoitecer mais tarde, as pessoas aproveitam mais a luz do dia e, consequentemente, economizam mais energia. Com a luminosidade em alta até quase 21h, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Segundo o Ministério de Minas e Energias, a economia foi R$ 160 milhões em todo o Brasil no ano passado.

Para a Celesc, além da economia de energia, a implantação do horário de verão pode gerar outros benefícios, como incentivo da atividade turística e aumento da qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica ao consumidor. A medida vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013.

Tempo

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão para o fim deste sábado (20) e o domingo (21) é de tempo instável. Em algumas regiões o sol aparece, mas na maioria das cidades a nebulosidade predomina e podem ocorrer pancadas de chuva. No domingo, há risco de vento forte e granizo isolado na região Oeste do estado.

Já a temperatura no Oeste e no Sul é mais amena, enquanto no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, os termômetros podem devem registrar temperaturas mais elevadas, com sensação de ar abafado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet