Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Acidentes com crianças aumentam mais de 20% em 2012

O número de ocorrências envolvendo crianças aumentou em mais de 20% no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram atendidas 2.093 ocorrências envolvendo crianças de 0 a 11 anos no primeiro semestre. Em 2011, foram 1.586 registros.


O maior número de ocorrências foram de atropelamentos, com 232 casos, como o acontecido na última terça-feira (16), quando dois primos, de 11 e 13 anos, morreram ao serem atropelados por um caminhão na cidade de Congonhas, região central do Estado. Em seguida aparecem os casos de queda, com 207 registros. Outros tipos de acidentes também se destacam pelo grande número de ocorrências, como os causados por bicicletas (200) e o de convulsões (128).

Apesar de não estar entre os mais registrados, um dos acidentes mais perigosos são os de obstrução respiratória, como o que aconteceu no último dia 9. Um bombeiro conseguiu salvar uma criança que se engasgou com leite ao instruir a mãe sobre como proceder pelo telefone. Ao todo foram 78 registros deste tipo de acidente até julho de 2012.

Outras das principais ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros no primeiro semestre deste ano foram resgate de acidente de trauma (134), intoxicação (35) e queimaduras (21).

De acordo com o tenente Gustavo Falcão, é importante que pais e responsáveis tomem cuidados especiais para evitar acidentes domésticos, que são maioria das ocorrências. Segundo o oficial, é importante identificar perigos domésticos que possam colocar em risco a saúde de crianças.

— Medicamentos, produtos de limpeza, objetos cortantes e protetores de tomadas são alguns dos pontos que os pais devem observar. É importante impedir o acesso das crianças a estes objetos, que estão entre os mais comuns quando o assunto é acidente com crianças.

Outro ponto abordado pelo tenente é quanto ao período de férias, que, segundo ele, é a época em que existe o maior número de ocorrências. Crianças que caem de lajes e são atropeladas ao correr atrás de papagaios são alguns dos exemplos mais comuns.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet