Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Locadoras de vídeo comemoram redução da pirataria em Uberlândia

A União das Locadoras de Vídeo (Univídeo) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, completa seis anos de inauguração em outubro e os associados comemoram também uma redução no índice de mídias pirateadas apreendidas. De acordo com o balanço apresentado pela Polícia Militar (PM), de 2006 a 2009, época na qual as ações de combate à pirataria tiveram mais ênfase na região, foram apreendidas 268.232 mídias. Já de 2010 até setembro de 2012 foram 98.878 produtos.


Hoje, com o reflexo do trabalho desempenhado pela PM e Univídeo, a pirataria tem reduzido, conforme demonstram os números da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).


Mídias apreendidas



2006


12.491 mil



2007


88.821 mil




2008


54.592 mil




2009


112.528 mil




2010


51.019 mil




2011


26.862 mil




2012/09


20.997 mil


Logo na entrada da locadora do presidente da Univídeo, Renato Cândido Rocha, é possível ver o cartaz da campanha antipirataria. Há 17 anos em Uberlândia e 26 anos no ramo, o proprietário fez uma retrospectiva de tempos difíceis. "Eu passei muita dificuldade e cheguei a ficar descapitalizado. Foi pela dor que demos início à associação com o apoio do Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil. A partir dos números, a gente percebe que há uma decrescente da pirataria e somos referência nacional nesse aspecto", comentou Renato.

O número de locações na loja de Renato variavam de 80 a 100, por dia. Atualmente são, em média, 40 filmes locados. O reflexo também se estendeu ao quadro de funcionários, de seis ele passou a contar apenas com uma funcionária em período parcial. Embora as dificuldades tenham sido percebidas, ele se mostra bastante otimista. "Eu sempre sobrevivi disso e acredito que a tendência é coibir cada vez mais a pirataria. As apreensões estão sendo feitas, laboratórios estão sendo estourados e a cobrança penal de downloads na Internet começou a ser feita, em breve teremos nossa clientela de volta", disse.

Visão de mercado
Cinéfilo e empreendedor, Rocha mobilizou os proprietários de 17 vídeo locadoras de Uberlândia com o intuito de combater a pirataria na região e recuperar, de alguma forma, o lucratividade que as locações de vídeos ofereciam. Para não perder totalmente o espaço ele apostou no diferencial e começou a investir mais, mesmo o retorno financeiro não sendo muito favorável. Com estrutura pouco maior do que as locadoras convencionais de bairros, o estabelecimento tem mais de 15.000 filmes disponíveis e 2.000 são apenas de lançamentos e Blu-Rays. Além disso, Renato começou a investir nos filmes em 3D, considerando que alguns clientes já procuraram pelo produto.

A hipótese de que as locadoras estão fadadas ao fracasso não faz parte da ideologia da Univídeo e tão pouco do presidente. "Muitas lojas fecham por falta de profissionalismo e pesquisa de mercado. A maioria das pessoas que abre locadoras de vídeo não oferece estrutura, tem poucas opções de filmes, pouco conhecimento sobre o setor ou, ainda, usa do amadorismo ao colocar um filme original e piratear os outros, diminuindo a qualidade dos mesmos", considerou Renato Rocha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet