Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Vagão do Conhecimento leva educação e cultura para mais de 100 estudantes em Alto Araguaia

Os cadernos ficaram de lado. A rotina na sala de aula foi substituída por um vagão com cerca de sete metros adaptado para o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais. Risos, aprendizado de forma dinâmica e interatividade. Olhares atentos e curiosos. Assim foi a semana para 110 crianças no município de Alto Araguaia (408 km ao sul de Cuiabá) durante a realização do Vagão do Conhecimento, um projeto do Instituto da América Latina Logística (ALL) de Educação e Cultura.


As atividades junto ao projeto tiveram início no dia 06 de novembro, na sede da Escola Maria Auxiliadora, na Rua Santa Rita – área central de Alto Araguaia. Até o dia do encerramento, 09 de novembro, as crianças foram ao terminal da companhia para conhecer o vagão e interagir com as atividades proporcionadas pelo projeto. A última turma atendida pelo projeto foi da Escola Arlinda Pessoa Morbek, localizada na Vila Aeroporto.

O projeto itinerante tem como objetivo promover atividades educativas que levam cidadania e educação às comunidades. O programa conta com palestras sobre a importância do trem como meio de transporte, segurança na linha férrea, além de oficinas culturais com pintura, teatro e palestras sobre a cultura e o folclore de cada região. O estudante Uiverman Severino Narciso, 10, do 4º ano da Escola Arlinda Pessoa Morbek, ficou mais impressionado com a história sobre o transporte ferroviário e sua importância. “Gostei muito de ver as locomotivas no vídeo. Nunca tinha visto assim. Foi fantástico”.

A professora Vanda Vieira da Silva, que também é da Escola Arlinda Pessoa Morbek, aprovou o projeto e espera que Alto Araguaia sempre possa receber iniciativas como essa da ALL. “Muito interessante”, disse a professora ao destacar que “é um reforço no ensino e uma forma de fixar o aprendizado junto aos alunos. Percebemos que todos foram muitos questionadores e mostraram estar atentos a tudo. No trajeto do centro da cidade até o terminal, os alunos observam e apontam as mudanças no meio ambiente. Quando chegam no vagão comentam. É uma bela iniciativa”.

O monitor do projeto, Cristiano Roberto Bezerra, fez uma avaliação positiva do envolvimento tanto de alunos quanto de professores junto ao projeto. Em junho passado ele veio a Alto Araguaia para coordenar as atividades junto ao Vagão Ambiental. “É a segunda vez que venho e pude ver que muitas crianças que vieram no primeiro semestre retornaram e mostraram-se ainda mais participativas. É uma avaliação totalmente positiva”.

A coordenadora do Comitê de Gente e Gestão em Alto Araguaia, Soelaine Gomes, foi quem cuidou da divulgação do projeto junto à rede de ensino em Alto Araguaia. Assim como o monitor Cristiano Bezerra, avaliou positivamente a realização do projeto em Alto Araguaia. “Concluímos dois importantes projetos no ano: Vagão Ambiental e do Conhecimento. São projetos importantes que somados atenderam mais de 600 pessoas até o momento”. O Comitê já trabalha em outro projeto. Promover uma palestra nos próximos dias sobre os riscos e cuidados ao atravessar a linha férrea.

Depois de atender o município de Alto Araguaia, o Vagão do Conhecimento será realizado nos próximos dias em Itiquira, município que recebeu recentemente a terceira estação ferroviária da ALL em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet