Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Jovem abandona medicina e faz Fuvest de novo para cursar física

Nove anos depois de ser aprovado no vestibular para estudar medicina da Universidade de São Paulo (USP), Felipe do Nascimento Calheiros, de 27 anos, voltou a encarar a prova da Fuvest. Neste domingo (25), na saída da Faculdade de Economia e Administração (FEA), classificou o exame como difícil, mas de bom nível. Mais de 142 mil candidatos fizeram a prova da primeira fase com 90 questões de múltipla escolha.


Calheiros abandonou o curso de medicina no primeiro ano, em 2004, porque não se identificou. Foram três anos de estudo, dois em cursinho e um em casa, para conseguir a vaga, e meses para entender que havia feito a escolha errada. "Pensei em ser médico pela questão financeira, tinha feito técnico de enfermagem, mas logo que vi que não tinha nada a ver comigo."

Atualmente Calheiros possui uma pequena empresa de equipamentos eletrônicos e prestou vestibular para física. Não fez cursinho e vai contar com a nota de corte baixa do curso de física para tentar ser aprovado para a segunda fase.

'Prova conteudista'
O sociólogo Fabio Lyra, de 30 anos, também repetiu a experiência de fazer vestibular neste domingo. Ele trabalha como professor na rede estadual de ensino de São Paulo e quer estudar pedagogia para complementar o trabalho.

"Foi fácil fazer a prova dessa vez porque não tem tanta pressão. Mas achei que a prova estava muito focada nas matérias, foi conteudista, não havia questões reflexivas. Seguiram o modelo tradicional", diz.
SÃO PAULO (SP) - Candidato fez prova da Fuvest na FEA-USP (Foto: Caio Kenji/G1)Luíza Santos quer cursar matemática na USP (Foto: Caio Kenji/G1)

Dificuldade em matemática
A maioria dos alunos ouvidos pelo G1 na saída da FEA reclamou que a prova estava difícil, principalmente na parte de matemática. Até quem é da área de exatas contou que sentiu dificuldade com as questões dessa disciplina.

Luíza Santos, de 20 anos, quer estudar matemática e disse que vai se valer da baixa nota de corte para ser aprovada para a segunda fase. "Achei a prova difícil, bem puxada." Para ela, ainda não é hora de relaxar. "Preciso estudar muito para a segunda fase."

Candidata a uma vaga no curso de design, Géssika Freitas Araújo, de 19 anos, também achou as questões de matemática as mais difíceis da prova. "Deu para fazer, agora estou ansiosa pelo resultado e com medo das provas específicas da segunda etapa."

Calendário
A lista dos aprovados para as provas da segunda fase será divulgada no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português.

No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração. A lista final dos aprovados do vestibular da Fuvest sairá em 2 de fevereiro de 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet