Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

EUA alertam para uso crescente de menores em atentados no Iraque

O Exército dos Estados Unidos alertou neste sábado sobre a "crescente tendência" do uso de menores para cometer ataques e atentados no Iraque.


Em comunicado, as forças de coalizão citam o caso de diversos adolescentes que estiveram envolvidos em ações violentas no país do Oriente Médio nas últimas semanas, na maioria das vezes sem vítimas.

O episódio mais recente foi na última quinta-feira (4), quando um adolescente atirou uma granada em direção a uma patrulha conjunta dos EUA e Iraque no povoado de Hawijah, perto da cidade de Kirkuk, no norte do país.

A granada não chegou a explodir e o autor ao ataque se escondeu.

Dias antes, um menor de 15 anos atirou outra granada, que explodiu perto de um veículo militar dos EUA, deixando apenas danos materiais.

O comunicado afirma que um adolescente de 14 anos era o motorista de um carro-bomba que matou cinco policiais iraquianos e deixou outros cinco feridos, além de 11 civis, no último dia 12 de maio, em Kirkuk.

Em 1º de maio, um jovem de 19 anos foi detido pela polícia antes de cometer um atentado suicida. "Ele confessou que lutava com os rebeldes no Iraque há três anos", segundo o comunicado.

Os adolescentes, lembra a nota, são usados porque não levantam tantas suspeitas quanto os adultos.

No último dia 14 de abril, em Kirkuk, as forças de segurança iraquianas detiveram quatro integrantes de um grupo que se dedicava a recrutar e treinar menores para cometer ataques e atentados suicidas, acrescenta o comunicado militar.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet