Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Crianças estudam enquanto se recuperam em hospitais

Muitas crianças doentes que enfrentam tratamentos longos ou estão em recuperação, permanecem em hospitais e podem aprender o mesmo conteúdo didático escolar no período de internação. Em São Paulo, o projeto das classes hospitalares começou há 17 anos e já atendeu 85 mil crianças. Ao todo, são mais de 58 salas de aula em toda a cidade.


No Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo, está internado Vagner de Brito, com apenas 12 anos, e aguarda seu transplante de rim. A mãe da criança, Cristina Pereira de Brito, destaca o quanto as aulas melhoraram a autoestima do seu filho e ajuda na superação de sua doença.

— O professor incentivou bastante para ele escrever como uma forma de ajuda, porque ele estava depressivo. Quando ele começou a escrever houve mudanças até no tratamento.

Segundo Flavia Zeraik, supervisora da Secretária de Educação, as crianças que inserirem no programa de classe hospitalar terá o mesmo nível de aprendizagem da escola em que estudavam.

— Quando a criança é inserida ao programa da classe hospitalar, as professoras são orientadas a fazer um diagnóstico do nível de aprendizagem. Dessa forma, a professora terá um contato com a escola de origem do internado e passa a fazer um trabalho intercalado com o mesmo contexto.

Em alguns casos, quando criança está muito debilitada elas passam a receber orientação no próprio leito. Para Terezinha Kalil, coordenadora do primeiro curso de psicologia hospitalar, inserir a criança nesse projeto trás inúmeros benefícios.

—Muda a angústia e ansiedade daquele momento existencial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet