Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

População paquistanesa pega em armas e mata ao menos 11 talebans

Ao menos 11 supostos integrantes do grupo radical islâmico Taleban morreram em combates com milícias tribais criadas no distrito paquistanês de Alto Dir, em represália pelo atentado contra uma mesquita que na última sexta-feira (5) deixou 38 mortos, informou neste domingo uma autoridade do governo.


Os aldeões se organizaram em grupos armados e atacaram refúgios dos fundamentalistas na região.
Os supostos talebans foram mortos depois que os aldeões deram um ultimato aos fundamentalistas para que abandonassem a área, que fica próxima ao Vale do Swat, onde forças paquistanesas travam combate contra os extremistas.

"Eles [a população] se insurgiram contra os extremistas por considerá-los causadores de problemas", disse à agência Reuters, por telefone, o oficial administrativo da área, Atif ur Rehman.

Trata-se do último de uma série de episódios ocorridos nas últimas semanas em que a população paquistanesa pega em armas para enfrentar militantes do Taleban, tentando forçá-los a sair da região.

As autoridades apoiam a criação dessas milícias na Província e no adjacente cinturão tribal paquistanês para combater a insurgência.

O Exército do país combate o Taleban no Vale do Swat há mais de um mês depois que os extremistas tiraram vantagem de um acordo de paz para ocupar novas áreas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet