Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Casa do Trabalhador qualifica e ajuda a inserir no mercado de trabalho

Na avenida Magalhães Barata, em Belém, funciona a Casa do Trabalhador. No prédio sede é feito o cadastro de trabalhadores interessados em encontrar uma vaga no mercado. Lá, eles são cadastrados e selecionados para as vagas disponíveis, disponibilizadas por empresas também registradas no sistema.


O secretário de trabalho, emprego e renda do estado, Celso Sabino, fala como funciona o trabalho no local. "O trabalhador que procura um emprego e também as empresas que procuram contratar trabalhadores procuram o governo do estado, através da Casa do Trabalhador, onde a gente tem um cadastro dessas pessoas, os currículos e também as demandas das empresas. A gente procura fazer a junção dessas duas coisas, a intermediação da mão de obra", explica.

Para fazer o cadastro, o trabalhador deve levar os seus principais documentos, entre eles a carteira de trabalho e de identidade, e, se possível, um currículo pré-elaborado.

"A Casa do Trabalhador também sai no mercado, especialmente com as novas empresas que estão vindo para o Pará, para identificar essas vagas que estão surgindo, para locar o trabalhador. O fator qualificação profissional tem sido um fator determinante nessa relação procura e oferta. O governo do estado esse ano ofereceu qualificação profissional para mais de 21 mil pessoas", informa Sabino.

Segundo o secretário, essas pessoas participaram de cursos de qualificação profissional e foram identificadas através de dados que são coletados pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que identifica as vagas e os locais das oportunidades. "Hoje, 60% das vagas que estão surgindo são fora da região metropolitana, por exemplo, em Altamira, Parauapebas", revela.

As áreas que mais se destacam na geração de emprego, atualmente no estado, são serviços e indústria de transformação. Os cursos oferecidos na Casa do Trabalhador são gratuitos, com direito a lanche nos intervalos e entrega de vale transporte.

De acordo com Sabino, a expectativa é que número de empregos ultrapasse a marca dos 60 mil novos postos em 2013. A meta é qualificar 30 mil paraenses no próximo ano. Quem se interessar basta procurar a Casa do Trabalhador em Belém (avenida Governador Magalhães Barata, 53), ou o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em cada município. Mais informações no telefone (91) 3213.3610 / 3612 / 3613.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet