Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Guarda-civil que participou de ação contra skatistas em SP é suspenso

O guarda-civil metropolitano Luciano Medeiros, que aparece em um vídeo postado na internet durante uma ação contra skatistas na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, foi suspenso pela Prefeitura pelo período de quatro meses. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial.


De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana, a medida é preventiva e ocorre enquanto o inquérito é instaurado.

A suspensão ocorre 11 dias após a abordagem. O vídeo postado no Youtube teve mais de 3 milhões de visualizações. Nas imagens, um skatista recebe um estrangulamento do GCM, que estava à paisana. Os guardas também usam spray de pimenta contra os jovens.

Na decisão publicada nesta terça, a Secretaria de Segurança Urbana determinou ainda a instauração de um inquérito administrativo contra Medeiros e também contra o GCM Elias dos Anjos Prestes, que também participou da ação. O G1 tentou entrar em contato com os servidores por meio da assessoria da pasta, mas não havia obtido resposta até a publicação desta reportagem.

Para justificar sua decisão, a secretaria informou no Diário Oficial que houve infrações a uma lei de 2003, que especificou as atribuições dos guardas. Entre os artigos infringidos está "estar em dia com as leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço que digam respeito às suas funções" e "proceder, pública e particularmente, de forma que dignifique a função pública".
saiba mais

Prefeitura vai criar espaço para skatistas na Praça Roosevelt
Vídeo mostra confusão na Praça Roosevelt em ação da GCM
Moradores e skatistas definem regras de convivência da Praça Roosevelt
Praça Roosevelt é reinaugurada após dois anos fechada para reformas

Imagens
O vídeo foi feito pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos, que também frequenta o local. Ele explica que as abordagens dos guardas aos skatistas tem sido frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu na sexta-feira (4), segundo Régis, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade. Um outro jovem chegou para conversar. Elas, então, teriam pedido reforço, e esse jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No final do vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.

A Secretaria de Segurança Urbana decidiu afastar os guardas na segunda-feira (7), quando o vídeo já havia se tornado público. Um dia seguinte, a Subprefeitura da Sé participou de reunião com lideranças de skatistas e dos moradores do entorno e afirmou que realizará pequenas intervenções no local para que os skatistas tenham uma área específica da praça para a prática do esporte. A criação do espaço próprio para os skatistas foi negociada também com a gestão Gilberto Kassab (PSD), mas acabou não saindo do papel.

A Praça Roosevelt passou por uma reforma de cerca de dois anos e que custou R$ 55 milhões. O espaço foi reaberto em setembro de 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet