Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Número de pacientes internados cai para 81 após incêndio em Santa Maria

Caiu para 81 o número de pacientes internados no Rio Grande do Sul após devido ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro. O novo balanço foi divulgado no início da tarde desta terça-feira (5) pela Secretaria Estadual da Saúde.


De acordo com os dados, 11 pacientes tiveram alta nas últimas 24 horas. Foram oito em Santa Maria, duas em Porto Alegre e uma em Ijuí. Dos internados, 22 permanecem em ventilação mecânica.

Também nesta terça-feira, foi confirmada a morte da 238ª vítima do incêndio na boate Kiss. O jovem de 20 anos estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A família pediu que o nome do rapaz não seja divulgado.

Os números fazem parte do relatório da Força Nacional do SUS. Uma equipe está em Santa Maria agindo em conjunto com as secretarias municipal e estadual de Saúde e com outras entidades envolvidas no socorro às vítimas. Outra equipe atua em Porto Alegre.

O Ministério da Saúde informa que segue o trabalho de atenção psicossocial durante 24 horas por dia para acolhimento e apoio psicológico. De acordo com o último relatório, foram realizados mais de 490 atendimentos desde o início da ação. Os 103 profissionais realizaram 72 atendimentos até as 22h de segunda-feira (4).

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 237 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet