Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Distribuição de água em Bebedouro é normalizada após danos da chuva

Depois que 53 mil pessoas ficaram sem abastecimento por causa de danos provocados pela chuva, a distribuição de água em Bebedouro (SP) foi restabelecida na tarde desta segunda-feira (11), segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água (SAAEB) e responsável pelo Planejamento e Obras da cidade, Gilmar Aparecido Feltrin.


Ele confirmou que a partir das 16h a água voltou a ser bombeada para as casas após uma série de reparos no posto de captação que responde por 70% do abastecimento da cidade e que foi danificado durante uma inundação no domingo (10). “Começamos a bombear, tratar e abastecer o reservatório principal. De lá, estamos bombeando para os lugares com falta d’água”, afirmou. Segundo ele, dois motores utilizados na distribuição, que tinham sido danificados pela chuva, foram levados para uma estufa, onde as bobinas – que, quando molhadas, queimam o motor – ficaram secando desde a madrugada.

Além disso, um transformador foi substituído e os painéis de controle foram revisados. “Enquanto não foram feitos todos os testes não foram colocados de volta no local”, disse. De acordo com Feltrin, o município encaminhará pedido de verbas para o Estado e para a União para corrigir outros estragos na cidade, como erosões e danos no asfalto.

Moradores sem água

O temporal de uma hora e 15 minutos que atingiu Bebedouro na noite de domingo (10) deixou 53 mil moradores sem água potável na manhã desta segunda. Segundo o diretor do SAAEB, a Prefeitura de Bebedouro decretou estado de emergência no município. Os bairros Vila Paulista, Jardim União, Tropical, São Carlos, Centenário, São Paulo, Jardim de Lúcia, Boa Vista, Residencial Bebedouro, Laranjeiras, Jardim São Carlos e Jardim Cláudia foram os mais prejudicados.

Temporal

A chuva forte teve início por volta das 18h de domingo. De acordo com o comandante da Defesa Civil de Bebedouro, Luiz André Rosa Júnior, o terminal rodoviário e o prédio da Fepasa foram tomados pela água. Os corredores do hospital municipal também foram inundados, mas não foi preciso retirar os pacientes.

Com o transbordamento do córrego Bebedouro, as vias ficaram intransitáveis. De acordo com a Defesa, a ponte que liga a estrada conhecida como ‘tomba carro’, que liga Bebedouro a Colina, foi interditada porque a estrutura ficou comprometida. Apesar dos estragos, não houve pessoas desabrigadas e feridos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet