Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Centro-Oeste concentra o maior número de casos de dengue no Brasil

Nessa época de muito calor e chuva, cresce a preocupação com dengue. Os casos da doença aumentaram em vários estados, mas a situação mais crítica é em Mato Grosso do Sul.


Jailson se recupera da dengue. A doença surgiu de forma devastadora. “Os cinco primeiro dias eu pensei que ia morrer, porque eu sentia muita ânsia de vômito e fraqueza demais”, conta o funcionário público.

Wanderleya Oliveira morreu apenas três dias depois de sentir os primeiros sintomas da doença. “Ela sentia muita dor nas costas, dor abdominal, dor em todas as juntas, dor de cabeça, febre”, conta Gislaine de Oliveira, sobrinha.

É nesta época do ano que o mosquito transmissor da dengue encontra as condições ideais para se reproduzir: calor e muita chuva. O período de alerta deve durar pelo menos mais dois meses. Em Campo Grande, mais de 90% dos focos estão dentro das casas.

O Centro-Oeste concentra o maior número de casos no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 30 mil notificações de dengue desde o início do ano. Ao todo, 14 pessoas já morreram vítimas da doença e outras cinco mortes são investigadas.

Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 17 mil casos de dengue. Mato Grosso contabiliza nove mil casos este ano e duas mortes foram confirmadas.

Na região Sul, o Paraná tem 11 cidades com epidemia de dengue, e duas pessoas morreram.

Para combater o mosquito transmissor, crianças participaram de um mutirão em Campo Grande. O Exército também está nas ruas, e agentes de saúde entram em todas as casas para acabar com os focos da doença. “Agora vou cuidar mais, ter mais cuidado”, diz uma mulher.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet