Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Homem preso à cruz protesta em fórum onde será júri do caso Eliza

André Luiz dos Santos, publicitário da cidade de Viçosa, na Zona da Mata de Minas Gerais, decidiu viajar pela segunda vez a Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e protestar por justiça aos envolvidos no caso Eliza Samudio. Na manhã deste domingo (3), o homem de 51 anos já estava em frente ao fórum da cidade, onde o goleiro Bruno Fernandes de Souza e sua ex-mulher Dayanne Rodrigues vão ser julgados pelo cárcere privado e morte da ex-amante do jogador; crime ocorrido em 2010. O júri popular começa nesta segunda-feira (4).


(A partir de segunda, dia 4, acompanhe no G1 a cobertura completa do julgamento do caso Eliza Samudio, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro Bruno.)

O publicitário afirma não estar julgando ninguém, apenas fazendo um pedido por mais paz e justiça. Amarrado à cruz de aproximadamente 40 quilos, conforme Santos, ele carrega placas com imagens de Eliza e do goleiro. Também é possível ver frases nas quais estariam possíveis questionamentos da vítima e do filho dela com o ex-atleta. Os painéis foram produzidos pelo publicitário e, de acordo com ele, custaram mais de R$ 10 mil.

Santos classificou a expedição da certidão de óbito de Eliza Samudio, documento onde consta a morte por esganadura, como um alento para a justiça. “Foi uma conquista diante do crime, para mostrar à sociedade que houve um crime, que existem culpados”, disse.

Sobre a relação da família com os protestos, André dos Santos não nega as apreensões e os pedidos de cuidado por causa das viagens constantes e a exposição. Mas o publicitário casado e pai de três filhos afirma ter uma boa intenção: “O que eu quero mostrar aos meus filhos é que existe um pai que quer mudar as coisas”. E ressalta a importância de outras pessoas se preocuparem como ele e darem atenção a pequenos gestos, como cumprimentar o vizinho, não encarar o outro como um concorrente, fazer o bem e protestar. “Eu queria que o Brasil todo segurasse uma cruz”.

Na próxima semana, o publicitário deve ser uma figura constante na porta do Fórum de Contagem até o fim do julgamento. Durante o dia, ele disse que tentará chamar a atenção para a causa que o levou a viajar: “Eu estou querendo aparecer, mas tenho um objetivo”. Enquanto durar os dias de protesto, ele disse que passará as noites dormindo no carro.

Protestos pelo Brasil
André dos Santos já fez vários protestos semelhantes pelo país, inclusive no primeiro julgamento dos réus do caso Eliza Samudio, em novembro de 2011. Recentemente, o mineiro contou ter feito uma manifestação no julgamento do estudante Gil Rugai, em São Paulo. Ele ainda diz que fez protestos relacionados aos casos Eloá e do casal Nardoni, na capital paulista; já participou da marcha contra a corrupção em Brasília e esteve no julgamento do Mensalão, também na capital federal; esteve na chacina da Cinelândia e na escola Tasso da Silveira, em Realengo, ambas no Rio de Janeiro. André disse que foi à Argentina protestar contra a corrupção naquele país.

Após a morte da 240ª vítima do incêndio na boate Kiss, Santos afirmou que pretende ir a Santa Maria (RS) em breve.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet