Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Duração de ‘apagões’ aumenta pelo segundo ano seguido, diz Aneel

Os brasileiros ficaram mais tempo no escuro em 2012. Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que aumentou, pelo segundo ano seguido, o período em que os consumidores brasileiros ficaram sem luz devido a falhas no fornecimento de energia. Foram 18 horas e 39 minutos, em média, ao longo do ano passado – 15 minutos a mais que em 2011.


A alta vai na contramão do que determina a própria Aneel às distribuidoras de energia elétrica. Desde 2000, a agência fixa um limite para a duração média dos “apagões” e, por essa regra, o período sem luz dos brasileiros deveria sempre cair em relação ao ano anterior.

Para 2012, por exemplo, o limite para o DEC, como é chamado o índice de duração das interrupções, era de 15 horas e 52 minutos, quase três horas menos do que o verificado. Essa meta, aliás, vem sendo descumprida pelas distribuidoras desde 2009.

As falhas no fornecimento obrigaram as distribuidoras a pagar, no ano passado, 98,7 milhões de compensações aos consumidores, num total R$ 437,8 milhões – em 2011, esse montante foi de R$ 397,2 milhões.

A Aneel também avalia a frequência com que essas quedas de energia ocorrem e fixa limites anuais. Esse índice, porém, sempre foi cumprido pelas distribuidoras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet