Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Policlínica realiza Campanha de Prevenção a Osteoporose

A Policlínica do Cristo Rei inicia a Campanha de Prevenção a Osteoporose, o objetivo é identificar possíveis portadores da doença também fazer a prevenção, a campanha é voltada para mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 60.


“Estamos fazendo uma triagem com homens e mulheres com idades entre 50 e 60 anos. Nos casos onde a doença for detectada ou uma propensão a ela, vamos encaminhar para o especialista e realizar o exame de densimetria”, explicou o diretor da unidade de saúde, Márcio Pereira.

Até o momento cerca de 50 pessoas já procuraram a unidade de saúde em busca de atendimento. “Primeiro essas pessoas passam por uma triagem, caso seja detectado algo a pessoa é encaminhada para um especialista, essa procura pelo exame é muito importante para a prevenção da doença”, revelou o coordenador da campanha Bruno Spinelli.

Os interessados devem procurar a Policlínica do Cristo Rei, localizada na Rua Dom Orlando Chaves, S/N, outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3688-3600. É necessário a apresentação de RG e CPF.

O que é Osteoporose: é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento.

A fratura de femur é a consequência mais dramática da osteoporose. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou suas complicações durante a cirurgia, ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares em um período de 3 meses e 1/3 do total de fraturados morrerão em 6 meses. Os restantes, em sua maioria, ficam com graus variáveis de incapacidade.

Em aproximadamente 20% dos casos pode ser identificada uma doença da qual a osteoporose é secundária e nos 80% restantes os pacientes são portadores de osteoporose da pós-menopausa ou osteoporose senil.

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino, 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet