Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Para tentar se justificar, homem diz que abusava sexualmente da neta de seis anos porque ela permitia

Um homem identificado como Domingos Cesário Boaventura, de 45 anos, preso na manhã desta quinta-feira (21) acusado de abusar sexualmente da própria neta, uma criança de seis anos, dava dinheiro e brinquedos para a menina com a intenção de convencê-la a receber abusos sexuais. Como justificativa para o crime, o agressor disse que a garota nunca apresentou resistência e permitia os abusos que aconteciam dentro da casa onde morava com a família, no Recanto das Emas, região administrativa do DF.


O acusado foi casado durante 20 anos com a avó da menina e disse que a viu crescer. A mãe dela é estudante e passava o dia todo fora trabalhando. Por isso, deixava a filha na casa da avó, que também tinha outras atividades e passava parte do dia na rua.

Nestes momentos em que ficava sozinho com a neta, Boaventura aproveitava para se aproximar da criança e praticar os abusos. Os crimes aconteciam na sala e no quarto onde dormia com a avó da menina.

O caso foi descoberto em outubro do ano passado, quando a irmã da vítima, uma garota de 12 anos, contou aos pais o que estava acontecendo. Inicialmente, a mãe e a avó duvidaram da informação, mas depois perceberam que o comportamento da criança estava realmente diferente e começaram a desconfiar.

Ao ficar sabendo do caso, o pai da menina foi até a 27ª DP (Recanto das Emas) e registrou a ocorrência. O delegado responsável, Pablo Aguiar, disse que desde então investiga o agressor, que ao descobrir que tinha sido denunciado saiu de casa e começou a ameaçar a família.

— Ele simplesmente sumiu e era considerado foragido desde então, porque conseguimos uma autorização judicial decretando a prisão preventiva dele. Nesse meio período, ele ligava para os familiares e diza que se não retirassem a ocorrência voltaria e colocaria fogo na casa.

A criança prestou depoimentos acompanhada da família e de psicólogos da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) que comprovaram o abuso. Nas últimas semanas, a polícia recebeu informações de que o acusado estaria se escondendo em Cocalzinho (GO), região do Entorno do DF, mas ele foi localizado e preso em flagrante em uma chácara no próprio Recanto das Emas.

Em depoimento, Boaventura confessou o crime e disse ter feito sexo oral na neta apenas duas vezes, mas a informação não convenceu a polícia. Ele disse que se arrepende do que fez, mas não considera essa atitude como "algo grave".

— Minha consciência está pesada, mas sei que não foi uma coisa muito grave. Se eu tivesse agarrado e feito à força, tudo bem. Mas ela aceitava e deixava.

O delegado explicou que essa justificativa não procede, uma vez que, pela da lei, qualquer pessoa que tenha menos de 14 anos ainda não tem informações suficientes para saber o que é certo e o que é errado.

— Uma criança de seis anos não tem noção nem do que é sexualidade. O fato de ela ter deixado, como ele diz, não reduz em nada o crime porque até os 14 qualquer pessoa, mesmo que queira que o ato sexual aconteça, ainda não sabe o que pode ou não fazer.

Apesar de ter negado que dava dinheiro e brinquedos para a neta na intenção de cometer os abusos, a vítima contou à polícia que o acusado sempre a procurava para oferecer alguma coisa que ela gostava. Depois, a levava para algum lugar da casa e cometia os abusos.

O delegado disse que é importante que as pessoas denunciem esse tipo de crime pelo Disque 100, nos primeiros sinais de mudança de comportamento da criança.

— A denúncia é anônima e é muito importante que se comunique à polícia. Desconfiou, percebeu mudança no comportamento da criança, avise as autoridades que tomaremos as medidas necessárias. Nesse caso, o homem pedia para a neta não contar para ninguém e falava que esse seria o segredo deles, justamente porque sabia que seria preso.

Agora, o homem vai responder por estupro de vulnerável e, se for condenado, poderá pegar até 15 anos de prisão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet