Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Programa acompanha a qualidade de vida dos estudantes

Aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e palestras sobre a importância da alimentação saudável marcaram as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) esta semana na unidade de ensino fundamental Maria Hermínia Alves, localizada no CPA IV, em Cuiabá.


Os alunos aprenderam em sala de aula como aferir o IMC e os prejuízos causados a saúde em decorrência da obesidade. De acordo com a diretora Hélia Regina Ormond, em 2012, a equipe gestora definiu junto com a comunidade escolar focar em ações de melhoria da qualidade de vida dos alunos.

“Verificamos que muitos de nossos estudantes estavam com dificuldades para fazer educação física em função do excesso peso. Também trabalhamos desde 2011 a temática da gravidez na adolescência”, disse. Ela contou que naquele ano, seis alunas ficaram grávidas e quando o tema passou a ser discutido nas aulas, no ano seguinte apenas duas adolescentes engravidaram precocemente.

O PSE trata-se de uma ação desenvolvida pelos Ministérios da Educação (MEC) e Saúde (MS) em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais, que visa à promoção e prevenção da saúde entre os estudantes de Escolas Públicas do país. Para participar as unidades precisam fazer a pactuação anual ao programa junto às prefeituras.

Em 2012, 400 Escolas Estaduais fizeram a pactuação anual ao PSE. A coordenadora do programa na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mariza de Souza cita que a meta para este ano é pactuar as 739 unidades de ensino. “Isso porque essa adesão garante verbas específicas do MS aos municípios, para integração das ações realizadas pelas unidades de ensino com os serviços públicos de saúde”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet