Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Fila de espera em creches de Várzea Paulista tem mais de 500 pessoas

Mais de 500 mães de Várzea Paulista (SP) estão na fila de espera por uma vaga em uma das creches. Na cidade há apenas seis unidades para atender toda a demanda.


Por causa disso, muitas mães que trabalham fora estão gastando parte do salário em creches particulares, outras deixam de trabalhar porque acaba não compensando pagar uma escola particular ou uma babá.

Tatiane Gouveia, mãe da Beatriz, de seis meses, entrou na fila de espera da creche assim que ela nasceu. Como precisa trabalhar, contratou uma babá para cuidar da menina.

Fabiane Silva fez a inscrição para colocar a filha na creche do município há quase dois anos. Depois de perder varias oportunidades de emprego, conseguiu uma vaga em uma creche beneficente em Jundiaí (SP). Mesmo com o problema resolvido, ela continua indignada.

Várzea Paulista tem seis creches. Elas abrigam 843 crianças de zero a três anos e 11 meses. A fila de espera da Secretaria de Educação para uma vaga nas creches do município tem 500 nomes. Este número já foi bem maior, já que, nos últimos dois meses, 103 pais conseguiram na Justiça uma ordem para a prefeitura abrigar as crianças.

Rodolfo Braga, secretário de educação, diz que existe um projeto na Câmara de vereadores para zerar o déficit de vagas nas creches. Sobre a creche comunitária, o secretário disse ainda que a prefeitura bancaria os custos, inclusive, com alimentação de cada aluno.

Ele espera que os vereadores aprovem o projeto em 60 dias. O secretário disse também que, ainda neste ano, a prefeitura deve entregar uma creche no entorno da Vila Real, que deve abrigar 150 crianças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet