Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

divulgação

Governo divulga resultado de aprovados no Ciência sem Fronteiras

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (24) a lista de candidatos do programa Ciência sem Fronteiras aprovados para a graduação sanduíche em 2013.

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (24) a lista de candidatos do programa Ciência sem Fronteiras aprovados para a graduação sanduíche em 2013. Segundo o site do programa, as bolsas são para início em junho. O MEC informou que as listas contemplam 12.282 novos bolsistas.


Os editais que tiveram o resultado divulgado nesta quarta, no site oficial do programa, são para seis países: Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Reino Unido. Há ainda chamadas abertas para Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda. O resultado desses editais deve ser divulgado em maio.

Além disso, a maioria dos estudantes que participaram do edital para Portugal já fizeram uma nova escolha para outro país de idioma estrangeiro. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira que 600 estudantes ainda não aceitaram a reescolha. Ele também informou que Portugal foi excluído temporariamente dos editais deste semestre para estimular a aprendizagem de outras línguas pelos estudantes. A decisão vale para os editais abertos neste semestre.

Segundo a assessoria do ministério, esses 600 estudantes farão parte de próximos editais do Ciência Sem Fronteiras, mas ainda não existe uma data limite para que o aluno informe a escolha de outro país.

"Nós não consideramos neste momento bolsas para Portugal para estimular os alunos na proficiência de outras línguas. Eles têm que enfrentar o desafio da segunda língua", afirmou Mercadante.

De acordo com o ministro, a língua inglesa é uma das prioridades do programa, por isso o MEC pretende aumentar as relações com instituições de ensino dos EUA.

101 mil estudantes até 2015
O programa Ciência Sem Fronteiras tem como objetivo qualificar 101 mil estudantes até 2015. O programa contempla alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de ciências básicas, engenharias, ciências da saúde e tecnologia.

Segundo informou Mercadante, até agora mais de 41 mil estudantes já foram contemplados com as bolsas de estudo. Novos editais previstos pelo MEC pretendem incluir no programa mais 17.282 alunos.

“O problema do programa Ciência Sem fronteiras não é atingir as metas programadas. O nosso problema é orçamento para cumprir as metas, e qualidade ao preencher as metas. [..] Esse ano, estamos em abril e praticamente já cumprimos a meta do ano”, disse o ministro.

"Identificamos excelentes alunos, especialmente da rede pública, que foram muito bem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], mas que não têm o domínio da língua. Nós não vamos deixá-los para trás, esse programa veio para fazer a inclusão de quem tem talento. A língua não será um obstáculo que não possa ser ultrapassado."

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet