Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

São Paulo

USP cria Comissão da Verdade para investigar abusos durante ditadura

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta terça-feira (7) a criação da sua Comissão da Verdade. O objetivo do grupo é examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas durante...

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta terça-feira (7) a criação da sua Comissão da Verdade. O objetivo do grupo é examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura militar (entre os anos de 1964 e 1985) contra docentes, alunos e funcionários da USP.


De acordo com a universidade, a Comissão da Verdade da USP vai atuar durante um ano recebendo testemunhos, informações e documentos das diversas unidades da instituição. També poderá convidar para depor pessoas que testemunharam fatos referentes às violações de direitos humanos na USP durante a ditadura militar. Ao final deste período, será elaborado um relatório com o resultado das investigações, que poderá ser encaminhado à Comissão Nacional da Verdade.

Sete docentes fazem parte da Comissão da Verdade da USP: Dalmo de Abreu Dallari, da Faculdade de Direito (FD), na qualidade de presidente; Erney Felicio Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas; Eunice Ribeiro Durham e Janice Theodoro da Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida, do Instituto de Relações Internacionais (IRI); Silvio Roberto de Azevedo Salinas, do Instituto de Física (IF); e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet